"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Navagio Beach: a praia mais bonita do mundo está na Grécia!


Oie, gente!

No post de hoje eu venho falar sobre a praia mais bonita do mundo, localizada no país dos meus sonhos: a Grécia. Se você AMA paisagens absurdamente azuis, daquelas que parecem pequenos paraísos escondidos, provavelmente já ouviu falar de Navagio Beach. Em 2015, me deparei com uma foto que fez meu coração disparar. Foi algo muito singular. Fiquei tão hipnotizada por aquela paisagem que ela acabou se tornando um dos maiores sonhos da minha vida. E esse sonho se realizou! Continue no post, porque até hoje fico em êxtase só de lembrar daquela paisagem surreal.


Zakynthos: Navagio Beach


Navagio Beach, também conhecida como Shipwreck Beach (ou praia do naufrágio), está localizada em Zakynthos — ou Zante, como é chamada pelos italianos. A ilha faz parte do arquipélago das Jônicas e alcançou o ápice de sua fama após Navagio ser eleita como a praia mais bonita do mundo! A Praia do Naufrágio possui uma beleza SURREAL. Eu sei, é difícil acreditar nas fotos. Também desconfiei... e precisei ir até lá para ver com meus próprios olhos. E posso garantir: não, não é photoshop! Lágrimas encheram meus olhos quando vi que nenhuma foto faz jus à perfeição daquele lugar. É uma beleza indescritível e insuperável. Existem, sim, muitas imagens exageradas com edição (photoshopadas) na internet — mas posso afirmar com toda certeza: Navagio ao vivo supera qualquer efeito de fotografia. Esse azul fluorescente que parece mentira, é sim, de verdade!



Por que "praia do naufrágio"? Reza a lenda que o navio encalhado em Navagio transportava cigarros contrabandeados. Após ser visto navegando pela costa Jônica, teria sido perseguido pela Marinha Grega. Por conta do mau tempo naquele dia, o navio acabou encalhando na praia em 1983, dando origem a um dos cenários mais icônicos do mundo.

Navagio Beach: Como Chegar?


Navagio está localizada na região de Volimes, no norte da ilha, uma área mais isolada, com poucas opções de hospedagem e zero vida noturna. Por isso, a maioria dos turistas opta por se hospedar no sul de Zante, onde está a capital Zakynthos Town, com mais estrutura, comércio e agito.





DICAS 

  • O trajeto entre o centro da ilha e o mirante de Navagio pode levar cerca de 1 hora;
  • Alugar um carro é fundamental — nem cogitei outra possibilidade;
  • Nos hospedamos próximo ao centro e fomos a Navagio três vezes: duas vezes ao mirante e uma vez à praia, através do passeio de barco;
  • Caso esteja sem carro, há empresas de ônibus que oferecem tours bem turísticos pela ilha, incluindo parada no mirante de Navagio;
  • Também é possível contratar o passeio até a praia. Nesse caso, o pacote normalmente inclui transfer até o porto + passeio de barco;
  • Existem ainda outras opções, como passeios privativos, mas os preços costumam ser bem elevados;
  • Confira dois sites com algumas opções de passeios na ilha:
visitacity.com/en/zakynthos e bestofzante.com.



Fico tentando imaginar qual foi a sensação da primeira pessoa que chegou a esse mirante por acaso e "descobriu" essa perfeição. Porque mesmo depois de ver inúmeras fotos e assistir a vários vídeos, eu ainda fiquei em choque — sem acreditar no que estava diante dos meus olhos.



OBS

Uma coisa precisa ficar bem clara: visitar o mirante e acessar a praia são duas atividades completamente diferentes e independentes. Não é possível chegar à praia a partir do ponto onde está o mirante — a não ser que você pule de Bungee Jumping! Sim, existe uma base de salto instalada no paredão rochoso e o salto termina na areia da praia. Vimos pessoas se aventurando no dia em que estivemos na praia, e pareceu ser uma experiência incrível... mas eu JAMAIS faria isso, kkkkk.

Portanto, conhecer Navagio se divide em duas experiências distintas:
  • Admirar uma das paisagens mais incríveis do planeta do alto de um imenso penhasco;
  • E, separadamente, visitar a praia isolada, que só pode ser acessada pelo mar.


1) Acesso ao Mirante

Assim que você chega à área onde está localizada a praia, não enxerga absolutamente nada além do topo do penhasco. O lugar é completamente diferente de tudo que eu imaginei encontrar — daria facilmente para passar direto sem NUNCA imaginar que ali está escondida a praia mais sensacional do mundo! Navagio é realmente camuflada pela natureza.

Devido à altura das falésias (cerca de 200 metros), é preciso se aproximar da beira do precipício para conseguir ver a praia de cima. E aqui vai um alerta importantíssimo: eu não fazia ideia do quão perigoso era caminhar por ali. O trajeto passa por uma vegetação rasteira e espinhosa, com um caminho super irregular e repleto de pedrinhas soltas — ou seja, escorregar é MUITO fácil. Um passo em falso pode ser fatal. Literalmente. 

Infelizmente, já aconteceram acidentes com turistas que caíram do penhasco. E, sinceramente, depois de ver com meus próprios olhos o que algumas pessoas fazem por uma "foto perfeita", fica fácil entender como tragédias assim podem acontecer. Vi gente se aproximando perigosamente da beira... tudo por causa de uma selfie. Inacreditável.

Essa é a primeira visão que temos de Navagio... ou seja, nenhuma! Kkkkk.

Quando você chega ao local onde está Navagio, há duas opções de caminho a seguir: caminhar para a esquerda ou para a direita:


  • Caminhar para a esquerda: por um momento, você pode achar que esse caminho vai te levar até a praia, pois ele é mais inclinado, como se fosse uma descida. Mas, na verdade, ele termina na base de Bungee Jumping. Nas fotos abaixo, precisei sentar para me aproximar do penhasco. Fui descendo de "bunda", literalmente, porque o trecho é inclinado e minhas pernas estavam moles de tanto medo. Tenho PAVOR de altura, então me aproximar da borda foi um desafio enorme!





O marido fez as minhas fotos com o monopod da Gopro todo estendido. As fotos ficaram lindas, mas, curiosamente, de onde ele estava não dava para ver a praia. E olha que eu, que estava bem mais perto da beirada, mal consegui vê-la direito. 


Teve um momento em que eu simplesmente não conseguia levantar. Fiquei um tempo sentada, tentando me acalmar, e depois voltei de "bunda" até alcançar um ponto onde me senti segura. Enquanto isso, o marido ficou só de longe, brigando comigo e pedindo para eu voltar logo, kkkkk. 

Que fique claro: não fiz nenhuma loucura por causa de foto. Inclusive, deixei de explorar outros ângulos justamente porque já estava com uma alta carga de adrenalina. Se você continuar seguindo para a esquerda, vai se deparar com outra paisagem maravilhosa, bem em frente à areia da praia. Vale muito a pena!





  • Caminhar para a direita: à medida que você segue pela trilha à direita, o trajeto vai ficando mais tranquilo e, melhor ainda, com vários ângulos incríveis para ver Navagio de cima. Logo você vai passar por um cercado de ferro, conhecido como o mirante oficial. Mas aqui vai um conselho: nem perca tempo parando ali. Os turistas fazem fila para tirar fotos nesse ponto, que, sinceramente, nem oferece o melhor ângulo da praia. Minha dica é: continue andando para a direita. Há diversos pontos mais bonitos, com vistas abertas e privilegiadas. Vá seguindo até a famosa bandeira da Grécia — é lá que você terá AQUELA vista de tirar o fôlego!









2) Acesso à praia

Se você estiver de carro, as duas melhores opções para embarcar rumo a Navagio são:

  • Porto Agios Nikolaos: fica a cerca de 14 km da praia e o porto, por si só, já é lindíssimo. Foi de lá que partimos para fazer o passeio. Pagamos 13,00 € por pessoa, em agosto de 2017. O tour teve duração aproximada de 3 horas, incluindo 1h30 em Navagio, cerca de 40 minutos nas Blue Caves, e o restante do tempo foi o deslocamento de ida e volta;
  • Porto Vromi: está a apenas 9,5 km de Navagio e é considerado, por muitos, o melhor ponto de partida. Dizem que o trajeto de barco a partir daqui é mais bonito. Como não fizemos o passeio saindo desse porto, não posso dar uma opinião pessoal, mas me arrependi de não ter feito o passeio duas vezes, uma saindo de cada porto.



Nada se compara à visão de Navagio Beach a partir do mirante. É uma paisagem arrebatadora, daquelas que ficam gravadas na memória para sempre. Ainda assim, o passeio de barco é um complemento essencial para essa experiência única que é conhecer Navagio. Esteja preparado para se deparar com algo completamente fora do comum, porque nenhuma foto, nenhum vídeo, nenhuma descrição consegue traduzir o que é estar ali. Só estando lá para entender.

OBS: minha intenção era fazer o passeio de barco duas vezes — uma saindo de Agios Nikolaos e outra de Porto Vromi. Mas, infelizmente, tivemos um grande imprevisto que nos fez perder um dia inteiro de passeios e acabou comprometendo parte do meu roteiro na ilha.






Navagio Beach: Dicas Importantes


  • Use calçado apropriado, de preferência antiderrapante, para caminhar pelo paredão rochoso. Eu estava de chinelo nas duas vezes e quase fiquei sem um dedo depois de chutar várias pedras no caminho;
  • Dedique dois dias para Navagio: um dia para o mirante e outro para o passeio de barco. Provavelmente você está indo a Zakynthos por causa dessa praia, então aproveite ao máximo;
  • É possível fazer tudo no mesmo dia, mas o passeio pode ficar corrido se você quiser visitar os dois pontos nos melhores horários. Por causa das falésias, a sombra avança sobre a praia em determinados momentos e isso muda completamente influencia a coloração da água. Os melhores horários são entre 12h e 15h, quando o sol está bem alto e intenso;
  • Faça o passeio de barco o quanto antes, logo nos primeiros dias de viagem. Os gregos são extremamente criteriosos com as condições marítimas — se o mar não estiver ideal, os barcos simplesmente não saem dos portos. E você não vai querer correr esse risco, vai?

Confira um pouquinho desse paraíso no vídeo abaixo:


Bom, é isso. Ainda fico em êxtase toda vez que revejo os arquivos dessa viagem. Demorei mais do que imaginei para publicar este post, porque em 2020 eu já tinha minha terceira viagem para a Grécia marcada — mas foi cancelada. Bateu uma bad e acabei deixando as postagens de viagem de lado. Ainda tenho algumas publicações para compartilhar, inclusive sobre a Grécia. Rever esses registros e relembrar a realização desse sonho me trouxe um certo conforto no meio da saudade. 

E você? Já teve o privilégio de estar em Navagio Beach? Ou sonha com esse paraíso grego? Me conta aqui nos comentários!

See you later!
Lana Coli.

2 comentários:

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.