"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Curitiba: Unilivre + Ópera de Arame + Parque Tanguá


Oie, gente!

Nesse post de hoje trago mais uma sugestão de passeio em Curitiba. A cidade oferece muitas opções de roteiros, pois são inúmeras atrações  só de parques são 28 e, de bosques, 15! A dica de hoje é combinar três lugares lindos bem próximos entre si: Unilivre + Ópera de Arame + Parque Tanguá. Continue no post e confira um pouco sobre cada uma das atrações!

OBS: nós saímos do aeroporto já com o carro alugado, o que facilitou bastante a viagem. Mas, se você não quiser ou não puder alugar um carro, existe a Linha Turismo, que contempla 25 pontos turísticos da cidade. confira aqui no post sobre Curitiba.


Sugestão de Passeio em Curitiba


UNILIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente


A Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não governamental, pioneira na inclusão de diferentes segmentos da sociedade nas discussões sobre meio ambiente. Fundada em 1991, ela foi construída com troncos de eucalipto e vidro, chegando a 15 metros de altura. A rampa helicoidal dá acesso às salas de aula e ao mirante. A Unilivre fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço dedicado ao estudo e à disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia. 



A Unilivre está localizada em uma antiga pedreira, onde hoje funciona o Bosque Municipal Zaninelli. O local é lindíssimo e merece muito a visita! Um enorme paredão rochoso cercado por vegetação nativa e um lindo espelho d'água compõem o cenário do bosque.  Essa foi a nossa última parada do dia, mas você pode perfeitamente começar o roteiro por aqui.


- Horário de Funcionamento do bosque: diariamente, das 6h às 19h;

- Horário de Funcionamento da Unilivre: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h;
- Localização: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho.

Ópera de Arame


Ópera de Arame é um dos principais cartões-postais de Curitiba e está localizada a menos de 3 km da Unilivre. Construída no Parque das Pedreiras, sua estrutura tubular de aço e o teto de policarbonato transparente se destacam em meio às rochas da antiga pedreira. O acesso é feito por uma passarela sobre o lago — a paisagem é lindíssima, e a estrutura, impressionante. 

O projeto é assinado pelo arquiteto e professor Domingos Bongestabs, e o espaço abriga os diversos eventos culturais. A Ópera tem capacidade para 1.572 espectadores e foi inaugurada em 1992, após uma construção super-rápida de apenas 75 dias. Aacredita?






Ao lado da Ópera de Arame está a Pedreira Paulo Leminski, um importante espaço cultural de Curitiba. Muito utilizado para shows e grandes eventos, a pedreira tem capacidade para até 20 mil pessoas.

- Entrada: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia);

- Horário de Funcionamento da Ópera de Arame: diariamente, das 10h às 18h;
- Horário de Funcionamento do Restaurante Ópera Arte: de terça a domingo, das 10h às 18h;
- Localização: Rua João Gava, 970, Pilarzinho (Complexo do Parque das Pedreiras).


Parque Tanguá


A última atração do dia está a menos de 2 km da Ópera de Arame (~4 min de carro). Parque Tanguá é um dos maiores e mais bonitos parques de Curitiba, e merece ser explorado com calma. Aproveite a tarde caminhando por suas trilhas e jardins e, se puder,  fique até o pôr do sol, pois é um dos melhores lugares da cidade para contemplar esse momento.

Inaugurado em novembro de 1996, o Tanguá é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Ele foi construído em uma área de pedreiras desativadas e integra um projeto de preservação do rio Barigui, juntamente com os parques Tingui e Barigui. O parque é dividido em duas partes: a parte superior, onde está o jardim Poty Lazzarotto, e a parte inferior, onde ficam os lagos e um túnel artificial. A parte superior, que funciona como porta de entrada, conta com um belo jardim em estilo francês, fontes, espelhos d'água e um mirante com 65 metros de altura, situado em um belo portal com três andares.






O Parque Tanguá é imenso!  Com 235 mim², ele oferece uma excelente estrutura para os visitantes: estacionamento gratuito (tanto na parte superior quanto na inferior), dois lagos, um túnel aberto na rocha bruta que liga os lagos, lanchonete, cascata artificial, ciclovia, ponte, mirante, bistrô, loja de souvenirs, torres para observação e sanitários.



DICA: para quem tem dificuldade de locomoção ou está com o tempo apertado, é possível acessar a parte inferior do parque de carro. A caminhada até lá pode ser longa.

- Entrada: gratuita;
- Horário de Funcionamento do parque: diariamente, das 6h às 20h;
- Horário de Funcionamento do Bistrô: diariamente, das 8h às 19h;
- Localização: Rua Oswaldo Maciel, Pilarzinho.


Essa foi a dica de roteiro de hoje, gente! Me conta nos comentários se você já esteve em Curitiba e quais lugares visitou. Para ver mais sugestões de passeios, confira os outros posts nos links abaixo:



See you later!
Lana Coli.


FONTE: www.unilivre.org.br www.curitiba.pr.gov.br www.guiaturismocuritiba.com www.curitiba-parana.net www.descubracuritiba.com.br www.curitibaspace.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.