Oie, gente!
Hoje eu trago mais um pedacinho do nosso roteiro pelo Deserto do Atacama, desta vez com o incrível tour pela Cordilheira de Sal e Lagunas Escondidas de Baltinache. O deserto mais seco do mundo é surpreendente: vulcões, montanhas nevadas, salares, lagoas coloridas, águas termais, gêiseres e formações rochosas espetaculares. Tudo isso, somado a uma fauna exótica e um céu estrelado para ninguém colocar defeito. O Atacama é simplesmente único. Continue no post e confira abaixo como foi o passeio.
Já comentei no post inicial sobre o Atacama a importância de escolher uma boa agência para os passeios. Nós escolhemos os passeios que gostaríamos de fazer e a própria Araya montou o roteiro. Neste post, vou relatar como foi o tour pela Cordilheira de Sal, oferecido pela agência. Vale lembrar que cada empresa pode ter variações no passeio, tanto no itinerário quanto no valor. Fizemos o tour full day, que combina a Cordilheira de Sal + as Lagoas Escondidas de Baltinache. O passeio tem cerca de 8 horas de duração e inclui transporte desde a pousada, guia especializado, almoço e roupão para usar na lagoa. O valor foi 100 mil CLP, já incluindo a entrada do parque.
OBS: nosso passeio aconteceu no final de março de 2023.
DICAS:
- Esse roteiro é ideal para os primeiros dias no Atacama, pois os locais visitados estão a 2400 metros de altitude, praticamente a mesma altitude da cidade de San Pedro. Assim, o corpo tem tempo para se aclimatar antes dos passeios a altitudes mais elevadas;
- Leve 1L de água por pessoa para se manter hidratado durante o passeio;
- Protetor solar e protetor labial são indispensáveis no deserto;
- Vá com roupas confortáveis e calçado fechado e confortável para a caminhada. Não se esqueça dos óculos de sol e boné ou chapéu, pois esse é um passeio de alta exposição solar. No final de março estava extremamente quente;
- É aconselhável ir vestido com roupa de banho ou levar uma para se trocar lá, pois há banheiros nas Lagunas Escondidas;
- Eu fui vestida com um maiô por baixo de uma calça levinha. Também usei uma camisa de manga comprida. Optei por roupas compridas devido ao sol quente;
- Para a caminhada, escolhi uma bota de trekking, que me acompanhou em praticamente todos os passeios;
- Uma dica que vale para qualquer tour no deserto: sempre leve um casaco corta-vento na mochila. Mesmo em passeios com calor durante o dia, pode ventar muito no fim da tarde.
Deserto do Atacama: Cordilheira de Sal
A Cordilheira de Sal é uma das impressionantes cadeias de montanhas que rodeiam San Pedro de Atacama. O tour pela região do Vallecito é uma das atrações mais recentes do deserto. Ele ganhou popularidade durante a pandemia, quando o Vale da Lua foi fechado.
O local é famoso pela presença do "ônibus abandonado", que se tornou um dos pontos mais fotografados do Atacama. Vamos polemizar um pouco? Eu não vejo a menor graça nesse ônibus. Confesso que fiz algumas fotos, mas se não tivesse passado por ali, nem sentiria falta. O deserto por si só já é suficiente. Esse ônibus é nada mais do que um veículo enferrujado e pichado, abandonado por uma mineradora que o utilizava para transportar trabalhadores.
Deserto do Atacama: Lagunas Escondidas de Baltinache
As Lagunas Escondidas de Baltinache são um verdadeiro tesouro no meio do deserto do Atacama. São sete lagoas de sal com cores que variam entre verde e azul, contrastando lindamente com o branco do salar ao redor, criando um cenário espetacular. Esse é mais um passeio perfeito para flutuar sem esforço em uma lagoa de sal, devido à alta concentração de sal na água. No entanto, apenas duas lagoas são libertadas para banho, garantindo a preservação do ecossistema. A caminhada entre uma lagoa e outra é feita sobre uma plataforma de madeira.
Nós entramos na última lagoa, pois aqui foi a nossa parada para o almoço. O cardápio do dia foi uma deliciosa torta de frango com salada, além frutas, bebidas (suco, vinho, água e refrigerante) e sobremesa!
É isso, gente! Sem dúvidas, esse é um passeio que não pode faltar no roteiro de quem visita o Atacama. Se você já esteve por lá, me conte nos comentários como foi sua experiência. E se ainda não conhece, espero que esse relato te inspire a incluir esse destino na sua lista.
See you later!
Lana Cole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar sugestões. Com carinho, Lana Cole.