"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

San Andrés: Johnny Cay - Caribe Colombiano


Oie, gente!

Hoje eu venho falar sobre mais um paraíso em San Andrés: a ilha de Johnny Cay. Além de ser o cartão-postal da ilha, Johnny Cay é uma delícia! Abriga muitas palmeiras e é dona de uma água azul maravilhosa. Localizada a 1,5 km da costa, o trajeto de barco dura cerca de 20 minutos, com uma paisagem de tirar o fôlego! É possível ver o mar mudando de cor o tempo todo, fazendo jus à fama de "Mar de Sete Cores".

Confira aqui o post sobre o Mar de Sete Cores

A pequena ilha é bem agitada e música não falta nos quiosques. Estava tocando a "dança da mãozinha" depois do almoço. Quem lembra? "Dance a dança da mãozinha que no final vai dar uma rodadinha..." pode falar que você leu cantando! kkkkk. Foi hilário! Muitos brasileiros presentes na ilha dançaram junto.


Ao desembarcar, será cobrada uma taxa de COP $ 8.000 por pessoa. Desde 2001, Johnny Cay foi transformada em um Parque Natural, sendo uma área de preservação.

OBS: dizem ser uma área de preservação, mas a ilha fica abarrotada de turistas. Não há nenhum limite diário de visitação, nenhum controle, nada! A ilhota estava lotada, mas como o banco de areia em Johnny Cay é muito maior do que no Acuario, há muitas cabanas/guarda-sóis com espreguiçadeiras espalhadas pela areia. Muita gente prefere ficar ali relaxando. Nós fomos dar uma volta e, para nossa surpresa, ficamos praticamente sozinhos.





OBS: Johnny Cay fica lotada pelo mesmo motivo do Acuario: a maioria dos turistas faz as duas ilhas no mesmo dia, já que essa é uma combinação de passeio bem comum. Assim, muita gente desembarca ao mesmo tempo, tanto no Acuario quanto em Johnny Cay. Eu já deixei beeeeem claro no post sobre o Acuario que não vale a pena fazer essa combinação, pois não dá para curtir muito bem o Acuario — o tempo de permanência por lá é de apenas 1h30. Em Johnny Cay o tempo de permanência foi de cerca de 3h30 e deu para aproveitar bastante.

DICA: reserve um dia inteiro para El Acuario e um dia inteiro para Johnny Cay.



Nós fizemos o combo Acuraio + Johnny Cay, pois nos enganaram dizendo que o tempo de permanência de qualquer passeio para o Acuario seria de apenas 1h30, independentemente se fôssemos apenas para o Acuario ou não. Apesar de ter lido em alguns blogs o contrário, acabamos fazendo os dois passeios juntos. 

Chegamos em Johnny Cay às 12h30 e ficamos até às 16h, que era o tempo máximo permitido para permanência na ilha. 




Após esse dia, descobrimos os lugares que fazem os passeios separados e com maior tempo de duração no Acuario:

- Indico a Tonino's Marine (ao lado da Marina Portofino e do Restaurante La Regatta);
- Também li muitas indicações da Cooperativa Multiactiva de Transportes Marítimos - Cooperativa Brother's, localizada na Peatonal, perto dos restaurantes (lado direito para quem está de frente para o mar).




Sobre Johnny Cay: ao redor da ilha o mar é mais agitado, porém existem pequenas piscinas naturais formadas pelos recifes que represam a água. A parte comum para banho é em frente às cabanas e o mar não é tão calmo como no Acuario ou em Cocoplum, mas as ondas que se formam são bem tranquilas e não quebram. Dá para curtir de boaça! Sou daquelas que sai correndo quando se depara com alguma onda! Kkkkk.




Há banheiros na ilha, e o uso custa COP $ 2.000. Se quiser guardar suas coisas, existem armários por COP $ 5.000. Não sei o valor das cadeiras com cabanas, pois fomos explorar a ilha e nem quisemos saber de cadeiras.





Assim que chegamos em Johnny Cay, seguimos para uma mesa que seria o ponto de encontro. O barqueiro nos deu algumas informações sobre a ilha e falou do cardápio. Para quem quisesse almoçar, as opções eram: 

- Carne, um bife que estava com uma cara ruim e parecia estar duro;
- Frango frito;
- Peixe inteiro; 
- Filé de peixe sem espinha.

DICA: quando o almoço ficou pronto, nós não recebemos (e nem vimos) facas. Então, fique esperto na hora de escolher a proteína. Percebemos a dificuldade que alguns tiveram para conseguir comer o bife, o frango e o peixe inteiro sem o auxílio de uma faca. Nós pedimos o peixe sem espinha e deu para comer apenas com o garfo. Custou COP $ 22.000 cada (~R$ 29,00).

Os pratos vieram acompanhados de salada de repolho, patacones (banana verde amassada frita. Uma delícia!) e arroz de coco (com a opção de arroz normal). Você escolhe o horário para almoçar e deixa agendado. Nós chegamos e já pedimos o almoço. Demorou cerca de 20 minutos para ficar pronto. 

Pratos e talheres descartáveis — garfos apenas, pois não vimos facas! Kkkkk.

A comida não é deliciosa, mas deu para comer tranquilamente. O prato vem muito bem servido e acredito que dê para dividir. Só não sei se eles vão querer te dar um prato vazio. Tanto no meu prato quanto no do marido vieram dois filés de peixe. Eu não consegui comer tudo e não curti o arroz de coco — na verdade, achei péssimo. Se soubesse, teria pedido o comum.



OBS: nem olhamos as opções nos outros quiosques, pois não quisemos perder tempo procurando comida. Talvez valha a pena conferir o que mais há por lá, já que existem vários quiosques.



Uma das coisas mais bizarras que vimos em Johnny Cay foi o pessoal dos quiosques jogando a água do coco FORA! Muitos drinques são preparados na casca do coco, mas a água simplesmente é descartada. Detalhe: se você pedir água de coco para beber, eles irão cobrar normalmente. Fiquei perplexa! Deu uma dor no coração ver aquela cena acontecer váaaaarias vezes. Eu nem sou fã de água de coco, mas achei isso o fim. Por que não deixam em uma jarra, como cortesia, para quem quiser tomar?


OBS:

- Não senti necessidade de voltar a Johnny Cay, pois as três horas e meia que passamos lá foram suficientes. Entretanto, sugiro deixar um dia inteiro para o Acuario e outro para Johnny Cay;
- Na conversão dos valores, utilizei a cotação que conseguimos no Bancolombia: 759 Pesos para cada real. Nós sacávamos 600 mil pesos por vez.

Confira um resumo de Johnny Cay no vídeo abaixo:

É isso, gente! Me conta: você já conhece esse paraíso ou pretende conhecer? Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!

See you later!
Lana Coli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.