"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Curitiba: Dicas e Sugestão de Roteiro


Oie, gente!

O post de hoje é sobre uma cidade surpreendente: Curitiba! A capital do Paraná — um dos três estados que formam a Região Sul do Brasil — é conhecida por sua extensa área verde e seu excelente planejamento urbano. A todo momento, você se depara com muito verde, várias araucárias (eu acho lindíssimas!), inúmeros parques, bosques, museus, praças... enfim, são muitas atrações! Tudo é muito bem cuidado, limpo e organizado. Curitiba ainda ostenta o título de cidade mais sustentável da América Latina e é considerada a Capital Ecológica do Brasil. Como se não bastasse, possui o menor índice de analfabetismo entre as capitais brasileiras. Quer mais? Continue no post e confira mais detalhes sobre essa cidade que eu amo!

Uma linda Araucária

Conheci Curitiba no feriado de Carnaval de 2014 e, apesar do calor durante o dia, ao entardecer a temperatura caía para baixo dos 20 °C. Não é à toa que Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil 
— no inverno, as temperaturas facilmente chegam a 0 °C ou até mesmo a valores negativos. 

OBS: como nós não curtimos Carnaval e evitamos lugares muvucados, Curitiba foi uma excelente escolha de destino. Praticamente zero bagunça, e o movimento era bem tranquilo, já que a maioria das pessoas prefere ir para praias ou destinos com blocos de Carnaval.
 

Curitiba é tão maravilhosa que conta com uma linha de ônibus totalmente voltada ao turismo  a Linha Turismo. É possível conhecer grande parte da cidade sem precisar alugar carro. Porém, nós preferimos alugar e acabamos não utilizando esse serviço.

Pontos turísticos contemplados pela Linha Turismo. Fonte: curitibaspace.com.br.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos e passa pelos 25 principais pontos turísticos de Curitiba. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h30. Há dois tipos de ônibus disponíveis: o double deck (dois andares) e a jardineira (modelo antigo e aberto), sendo possível escolher em qual deles deseja embarcar.

Ponto de ônibus em frente ao MON

O ticket custa R$ 40,00 (valor de junho de 2016) e pode ser adquirido nos próprios ônibus, em qualquer um dos pontos de embarque, ou na rodoviária - URBS. Com ele, você tem direito a um embarque e quatro reembarques. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos 25 pontos. Os veículos são equipados com sistema de som que fornece informações gravadas sobre os locais visitados, disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol. 

ATENÇÃO: algumas atrações funcionam diariamente, exceto

- MON, Bosque do Alemão, Memorial Ucraniano, Museu Ferroviário e Museu Paranaense: fecham às segundas-feiras.

Parque Estadual de Vila Velha: fecha às terças-feiras.

Apesar de não ter seguido exatamente essa ordem durante minha viagem, considerei esta divisão bem eficiente ao organizar os posts. Trata-se apenas de uma sugestão, pois tudo dependerá da sua disponibilidade na cidade e do seu interesse pelas atrações.

Abaixo vai uma sugestão de roteiro de 6 dias inteiros em Curitiba, sendo 1 bate-volta até Ponta Grossa:

1º) Museu Ferroviário + Mercado Municipal + Jardim Botânico + Teatro Paiol


2º) Universidade Livre do Meio Ambiente + 
Ópera de Arame + Parque Tanguá



3º) Bosque do Papa + Bosque do Alemão + Memorial Ucraniano 


4º) Centro de Curitiba e Arredores - Feira do Largo da Ordem + Ruínas de São Francisco + Museu Paranaense + Relógio das Flores + Mesquita Imam Ali + Rua das Flores + Rua 24 Horas. 


5) MON + Museu Egípcio - separe um dia para conhecer dois museus incríveis em Curitiba: o imponente Museu Oscar Niemeyer (MON), com sua arquitetura impressionante e acervo renomado, e o Museu Egípcio, que abriga a única múmia egípcia verdadeira existente no Brasil.


6) Parque Estadual de Vila Velha - como algumas atrações em Curitiba não funcionam às segundas-feiras, a dica é aproveitar o dia para fazer um bate-volta até Ponta Grossa e visitar o Parque de Vila Velha. Lá, você poderá conhecer as formações rochosas dos impressionantes Arenitos e se encantar com as belas Furnas – um passeio que mistura natureza, história geológica e cenários deslumbrantes.

Confira aqui o post sobre o Parque Vila Velha em Ponta Grossa


OBS: além dos passeios citados, há um que não fizemos, mas que é super recomendado: o passeio de trem pela Serra do Mar, descendo pela Estrada da Graciosa. Trata-se de uma rodovia histórica que liga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes, passando por um caminho super charmoso, repleto de paisagens deslumbrantes da Mata Atlântica. Se você tiver um dia extra no roteiro, vale muito a pena incluir essa experiência!

Curitiba é uma cidade encantadora, com atrações para todos os gostos e perfis de viajante. Organizada, arborizada e rica em cultura, ela oferece uma combinação perfeita entre natureza, história e modernidade. Se tiver a oportunidade, vá — e vá com tempo! A capital paranaense com certeza vai te surpreender. 💚 Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu cometário aqui embaixo!

See you later!
Lana Coli.


FONTES: curitiba-parana.net curitibacity.com www.curitiba.pr.gov.br www.guiaturismocuritiba.com  www.descubracuritiba.com.br www.curitibaspace.com.br. www.urbs.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.