"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Passeio pelo Centro de Curitiba - PR


Oie, gente!

Hoje venho compartilhar mais uma dica de passeio para você incluir no seu roteiro por Curitiba — essa cidade limpa, organizada e que impressiona pela beleza e conservação de seus parques, praças e demais pontos turísticos. Neste post, vou falar sobre a Feira do Largo da Ordem e algumas atrações localizadas próximas ao Centro Histórico.


Passeio pelo Centro de Curitiba



ATENÇÃO: Atualizado em abril de 2022.



Feira do Largo da Ordem 


O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba. A Feira acontece todos os domingos, das 9h às 14h, e é super movimentada — cerca de 15 mil pessoas passam por lá a cada domingo. A Feira é enorme: são mais de 1.000 barraquinhas distribuídas por 8 quadras, oferecendo uma variedade incrível de produtos — artesanatos, souvenirs, roupas, artigos de decoração, bolsas, bijuterias, comidas e até exposição de carros antigos! 

Comece o dia por lá e aproveite para fazer um lanche em uma das várias opções de barracas de alimentação. Depois, é só seguir explorando o Centro Histórico e as atrações próximas, como: Ruínas de São Francisco, Museu Paranaense, Relógio das Flores, Mesquita Imam Ali, Praça Tiradentes, Rua das Flores... e muito mais!

Quadro do MON lindíssimo na Feira do Largo da Ordem



Ruínas de São Francisco


As ruínas estão localizadas na Praça João Cândido, bem pertinho da Feira do Largo da Ordem. Elas seriam a igreja de São Francisco de Paula, mas as obras nunca foram concluídas. Eu amo ruínas — acho super fotogênicas!





Museu Paranaense


O primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil, o Museu Paranaense foi inaugurado em 1876 e tem como sede o Palácio São Francisco. Está localizado no Alto do São Francisco, também na Praça João Cândido, pertinho da Feira. 

O museu possui um acervo com mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, esculturas, porcelanas, mapas, moedas, documentos, obras de arte, medalhas e muito mais. Além disso, o espaço também desenvolve estudos nas áreas de arqueologia, antropologia e história. O prédio também conta com biblioteca, laboratórios, auditório e salas para exposições permanentes e temporárias.



Canoa indígena feita com tronco de mogno



Exposição de Moedas


- Entrada: gratuita;
- Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h;
- Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco.


Relógio das Flores


Localizado em frente ao Palácio Garibaldi, na Praça João Cândido, o Relógio das Flores possui oito metros de diâmetro, ponteiros feitos em fibra de vidro e funciona com base na emissão vibrátil de quartzo, o que garante alta precisão  com um desvio máximo de apenas 30 segundos por ano. Ele é acionado por impulsos eletrônicos enviados por um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário. As flores que decoram o mostrador são trocadas a cada estação do ano. Eu, particularmente, acho este tipo de relógio um amor! 




Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib


Inaugurada em 1972, a Mesquita chama atenção pela sua beleza singular. Seu estilo arquitetônico islâmico conta com uma cúpula central ladeada por duas torres chamadas "minaretes". O interior é todo forrado por legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos à mão — simplesmente lindíssimo! A mesquita é aberta à visitação, mas é preciso respeitar alguns costumes islâmicos, como tirar os calçados antes de entrar e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com um véu. Passamos por ela duas vezes: no domingo estava lotada, mas na terça-feira, infelizmente, estava fechada.




- Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h; sábado, das 9h às 11h30; domingo, das 9h às 13h:30;
- Endereço: Rua Kellers, 383 - São Francisco.



Rua das Flores


Ficou famosa por ser a primeira avenida do Brasil exclusiva para pedestres. O calçadão da Rua XV tem 1 km de extensão e é um espaço super agradável para caminhar. Ao longo do trajeto, você encontra cafés, muitas lojas, bancas de revistas, prédios comerciais e até um bondinho que abriga uma pequena livraria pública. A Rua das Flores termina no início da Praça General Osório e está a aproximadamente 800 metros da Mesquita e da Feira do Largo da Ordem. 






Praça General Osório 


Curitiba é cheia de praças — e todas são super bem cuidadas! A Praça Osório é uma das mais arborizadas da cidade e fica praticamente colada na Rua das Flores. Por lá, há sanitários, vestiários e até uma pista para caminhada. Um dos destaques da praça é a Passarela do Futebol, uma homenagem à Seleção Brasileira que treinou em Curitiba.



Passarela do Futebol



Rua 24 horas


Inaugurada em 1991, foi a primeira rua do país a oferecer serviços 24 horas, mas, desde 2007, deixou de funcionar ininterruptamente. A estrutura metálica tubular chama atenção: são 32 arcos revestidos de vidro ao longo de seus 116 metros de extensão.  Em cada entrada, há um relógio diferente, marcando 24 intervalos em vez de 12. O projeto arquitetônico é assinado por Abrão Assad, o mesmo arquiteto da lindíssima estufa do Jardim Botânico. Hoje, a galeria abriga mais de 15 estabelecimentos, entre eles: uma loja de chocolates de Gramado (a Florybal), artigos de papelaria, gráfica, barbearia, bancos, sorveteria, e opções variadas de alimentação. O espaço também conta com banheiros, quiosque de informações turísticas, caixas eletrônicos e wi-fi gratuito.





- Horário de Funcionamento: diariamente, das 9h às 23h;
- Endereço: Rua Visconde de Nácar, Centro.

Essa foi uma das opções de passeio em Curitiba. Me conta nos comentários: você já visitou a cidade? Quais lugares conheceu e mais gostou. Se tiver sugestões ou dicas, é só falar. Para acessar os demais posts com outras dicas de passeios, confira os links abaixo:



See you later!
Lana Coli.


FONTE: curitiba-parana.net curitibacity.com www.curitiba.pr.gov.br www.guiaturismocuritiba.com www.curitiba-parana.net www.descubracuritiba.com.br www.curitibaspace.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.