Hoje venho compartilhar mais uma dica de passeio para você incluir no seu roteiro por Curitiba — essa cidade limpa, organizada e que impressiona pela beleza e conservação de seus parques, praças e demais pontos turísticos. Neste post, vou falar sobre a Feira do Largo da Ordem e algumas atrações localizadas próximas ao Centro Histórico.
O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba. A Feira acontece todos os domingos, das 9h às 14h, e é super movimentada — cerca de 15 mil pessoas passam por lá a cada domingo. A Feira é enorme: são mais de 1.000 barraquinhas distribuídas por 8 quadras, oferecendo uma variedade incrível de produtos — artesanatos, souvenirs, roupas, artigos de decoração, bolsas, bijuterias, comidas e até exposição de carros antigos!
Comece o dia por lá e aproveite para fazer um lanche em uma das várias opções de barracas de alimentação. Depois, é só seguir explorando o Centro Histórico e as atrações próximas, como: Ruínas de São Francisco, Museu Paranaense, Relógio das Flores, Mesquita Imam Ali, Praça Tiradentes, Rua das Flores... e muito mais!
Ruínas de São Francisco
As ruínas estão localizadas na Praça João Cândido, bem pertinho da Feira do Largo da Ordem. Elas seriam a igreja de São Francisco de Paula, mas as obras nunca foram concluídas. Eu amo ruínas — acho super fotogênicas!
Museu Paranaense
O primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil, o Museu Paranaense foi inaugurado em 1876 e tem como sede o Palácio São Francisco. Está localizado no Alto do São Francisco, também na Praça João Cândido, pertinho da Feira.
O museu possui um acervo com mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, esculturas, porcelanas, mapas, moedas, documentos, obras de arte, medalhas e muito mais. Além disso, o espaço também desenvolve estudos nas áreas de arqueologia, antropologia e história. O prédio também conta com biblioteca, laboratórios, auditório e salas para exposições permanentes e temporárias.
- Entrada: gratuita;
- Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h;
- Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h;
- Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco.
Relógio das Flores
Localizado em frente ao Palácio Garibaldi, na Praça João Cândido, o Relógio das Flores possui oito metros de diâmetro, ponteiros feitos em fibra de vidro e funciona com base na emissão vibrátil de quartzo, o que garante alta precisão — com um desvio máximo de apenas 30 segundos por ano. Ele é acionado por impulsos eletrônicos enviados por um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário. As flores que decoram o mostrador são trocadas a cada estação do ano. Eu, particularmente, acho este tipo de relógio um amor!
Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib
Inaugurada em 1972, a Mesquita chama atenção pela sua beleza singular. Seu estilo arquitetônico islâmico conta com uma cúpula central ladeada por duas torres chamadas "minaretes". O interior é todo forrado por legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos à mão — simplesmente lindíssimo! A mesquita é aberta à visitação, mas é preciso respeitar alguns costumes islâmicos, como tirar os calçados antes de entrar e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com um véu. Passamos por ela duas vezes: no domingo estava lotada, mas na terça-feira, infelizmente, estava fechada.
- Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h; sábado, das 9h às 11h30; domingo, das 9h às 13h:30;
- Endereço: Rua Kellers, 383 - São Francisco.Rua das Flores
Ficou famosa por ser a primeira avenida do Brasil exclusiva para pedestres. O calçadão da Rua XV tem 1 km de extensão e é um espaço super agradável para caminhar. Ao longo do trajeto, você encontra cafés, muitas lojas, bancas de revistas, prédios comerciais e até um bondinho que abriga uma pequena livraria pública. A Rua das Flores termina no início da Praça General Osório e está a aproximadamente 800 metros da Mesquita e da Feira do Largo da Ordem.
Praça General Osório
Curitiba é cheia de praças — e todas são super bem cuidadas! A Praça Osório é uma das mais arborizadas da cidade e fica praticamente colada na Rua das Flores. Por lá, há sanitários, vestiários e até uma pista para caminhada. Um dos destaques da praça é a Passarela do Futebol, uma homenagem à Seleção Brasileira que treinou em Curitiba.
Rua 24 horas
Inaugurada em 1991, foi a primeira rua do país a oferecer serviços 24 horas, mas, desde 2007, deixou de funcionar ininterruptamente. A estrutura metálica tubular chama atenção: são 32 arcos revestidos de vidro ao longo de seus 116 metros de extensão. Em cada entrada, há um relógio diferente, marcando 24 intervalos em vez de 12. O projeto arquitetônico é assinado por Abrão Assad, o mesmo arquiteto da lindíssima estufa do Jardim Botânico. Hoje, a galeria abriga mais de 15 estabelecimentos, entre eles: uma loja de chocolates de Gramado (a Florybal), artigos de papelaria, gráfica, barbearia, bancos, sorveteria, e opções variadas de alimentação. O espaço também conta com banheiros, quiosque de informações turísticas, caixas eletrônicos e wi-fi gratuito.
- Horário de Funcionamento: diariamente, das 9h às 23h;
- Endereço: Rua Visconde de Nácar, Centro.
Essa foi uma das opções de passeio em Curitiba. Me conta nos comentários: você já visitou a cidade? Quais lugares conheceu e mais gostou. Se tiver sugestões ou dicas, é só falar. Para acessar os demais posts com outras dicas de passeios, confira os links abaixo:
See you later!
Lana Coli.
FONTE: curitiba-parana.net curitibacity.com www.curitiba.pr.gov.br www.guiaturismocuritiba.com www.curitiba-parana.net www.descubracuritiba.com.br www.curitibaspace.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.