Oie, gente!
Hoje vou falar sobre outro passeio bem famoso nos Lençóis Maranhenses: o lindo Circuito Lagoa Bonita, em Barreirinhas. É um passeio super recomendado, assim como o Circuito Lagoa Azul. Eu não saberia escolher apenas um — por isso, fizemos os dois e super indico! Pela manhã as lagoas estão ainda mais bonitas por causa da posição do sol, mas esse passeio é feito preferencialmente à tarde, pois oferece uma das melhores paisagens para assistir ao pôr do sol. Reservei o passeio com a Rota Sol Tour, agência localizada dentro da Pousada Boa Vista. Já aproveito para recomendar tanto a agência quanto a pousada — ambas são ótimas!
O preço do circuito varia entre R$ 90,00 e 100,00 por pessoa e dura meio período, podendo ser feito pela manhã (das 9h às 13h) ou à tarde (das 14h às 19h). O passeio segue o mesmo esquema do Circuito da Lagoa Azul — confira o post aqui. É preciso atravessar o Rio Preguiças de balsa e seguir por mais 15 km até as lagoas. Esse trajeto leva quase 1 hora, já que a estrada é de areia fofa e tem vários pontos de alagamento. Acaba sendo um pouco cansativo, pois você vai chacoalhando em cima dos veículos 4x4, as chamadas jardineiras.
Confira o post com todas as dicas sobre os Lençóis Maranhenses aqui
OBS:
- Viagem realizada em julho de 2021;
- A melhor época para aproveitar as lagoas cheias e com sol é entre junho/julho e setembro;
- Não é permitido entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por conta própria, nem mesmo com um veículo 4x4. É preciso estar acompanhado de um guia, e apenas veículos credenciados pelo ICMBio podem circular dentro do parque.
A principal diferença entre os Circuitos Lagoa Azul e Lagoa Bonita está justamente na chegada às dunas. No Circuito da Lagoa Azul, o veículo para a poucos metros da lagoa. Já no Circuito da Lagoa Bonita, é necessário subir uma duna bem íngreme. Até pouco tempo, essa subida contava com o auxílio de uma corda, mas hoje há uma escada de madeira construída no local, o que facilitou bastante o acesso. Todo o esforço (que nem é tanto assim) é recompensado por uma das paisagens mais lindas dos Lençóis Maranhenses, tornando esse circuito um dos mais procurados. De cima da duna de chegada é possível avistar várias lagoas interdunares. Acredito que o cenário pela manhã seja ainda mais bonito, por conta da incidência do sol nas lagoas.
![]() |
Lagoas e mais lagoas a perder de vista |
ATENÇÃO
- Como fizemos os Circuitos Lagoa Azul e Lagoa Bonita "juntos", a parada para o almoço foi em um dos oásis dentro do Parque Nacional. De lá, seguimos direto para a Lagoa Bonita. Não chegamos pela escada, pois viemos do outro lado do Parque. Apenas depois do pôr do sol é que descemos pela escada, já que nosso carro estava ali embaixo. Na verdade, eu desci pela areia, porque cansa menos e não força o joelho haha.
- Uma desvantagem de fazer esse circuito à tarde é que centenas de pessoas também escolhem esse horário, então o local costuma ficar lotado. Já havia bastante gente durante a pandemia, imagina em épocas normais! Entretanto, como a área é grande, dá para se afastar dos outros grupos e curtir com mais tranquilidade. A pior parte é na hora de ir embora, pois se forma uma fila enorme de carros esperando para embarcar na balsa. É preciso atravessar o rio, lembra? A travessia é feita por ordem de chegada e pode levar mais de 1 hora, já que só há UMA balsa e ela comporta apenas oito carros por vez. Às vezes, são mais de 70 carros aguardando a travessia. Nosso guia foi esperto e combinou com o grupo de sairmos assim que o sol desaparecesse no horizonte. Muita gente fica por lá tirando fotos ou conversando, e esses minutos de diferença podem economizar um bom tempo de espera na fila. Fica a dica!
Já conferiu as outras publicações sobre os Lençóis Maranhenses? Aproveite para acessá-las nos links abaixo:
É isso, gente! Estar nos Lençóis é uma experiência indescritível! Me conta se você já esteve por lá e quais circuitos conheceu. Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!
See you later!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.