
![]() |
Parando para descansar (mentira, para fotografar rsrs). A Praça das Etnias ao fundo. |
Nossa viagem estava programada para outro destino, mas alguns imprevistos nos fizeram mudar os planos. Como era semana de feriado e estávamos em cima da hora, um dos poucos lugares com preço razoável de passagem era Porto Alegre. Como ainda estávamos no inverno, decidimos ir para Gramado curtir o frio da Serra Gaúcha — e conferir se tudo o que diziam fazia realmente sentido. Compramos as passagens e comecei uma intensa busca para tentar fugir de todos os destinos que me faziam torcer o nariz para a cidade.
OBS: deixei de ir a vários pontos turísticos, pois não me interessavam. Entre eles: o Dreamland (acho UÓ estátuas de cera), Snowland (não vejo graça nesses locais de neve artificial), Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Super Carros, Mundo Encantado, Aldeia do Papai Noel e alguns outros.
OBS:
- A gente sempre prefere alugar um carro e, em Gramado, não foi diferente — já saímos do Aeroporto Salgado Filho com o carro alugado.
- Caminhe bastante pela Av. Borges de Medeiros. É uma delícia!
- O estacionamento no Centro de Gramado é rotativo, das 8h45 às 18h45. Existem placas identificando a "Zona Azul", onde é obrigatório o uso dos parquímetros — eles estão em vários pontos do centro. O tempo máximo para permanecer em uma vaga é de três horas. Além das máquinas, é possível efetuar o pagamento diretamente com os fiscais que circulam pelo centro.
Algumas atrações que valem a pena e estão espalhadas pelo Centro de Gramado
1- Avenida Borges de Medeiros
Primeiro, eu preciso falar da Av. Borges de Medeiros. É o coração de Gramado e dispensa apresentações! É linda, charmosa e agradável. É possível perceber um enorme cuidado em cada esquina, em cada vasinho de planta e em cada banco nas calçadas. Foi amor à primeira vista!
2- Caminho das Estrelas
É a "Calçada da Fama" de Gramado! Nela estão gravadas as mãos de alguns artistas do cinema nacional e de outras celebridades que já estiveram na cidade, como: Angela Vieira, Rita Guedes, Antonio Fagundes, Selton Mello, Eva Wilma, Xororó, Sandy & Júnior, entre outros.
Pouco conhecida pelo seu verdadeiro nome, Rua Madre Verônica, a Rua Coberta é um espaço bem agradável, muito usado para eventos e exposições. Ela abriga algumas lojas, bons cafés e restaurantes. Em seus 100 metros de comprimento, que ligam a Rua Borges de Medeiros à Rua Garibaldi, o charme fica por conta do seu telhado de vidro coberto por vegetação.
4- Praça Major Nicoletti
![]() |
Coisa mais linda essas lavandas!!! *-* |
Impossível não visitá-la! A praça está localizada ao lado da Rua Coberta, em frente à Igreja Matriz e ao Palácio dos Festivais. Pela excelente localização, é uma ótima opção para descansar ou simplesmente parar e observar toda a beleza ao redor. Fiquei encantada com as lavandas penduradas no pergolado. Existem várias cerejeiras pela praça, mas não estavam floridas na época da visita (a floração acontece em julho). Fiquei imaginando esse lugar repleto de cerejeiras em flor e já desejo voltar. Morro de amores! A praça também abriga o Centro de Informações Turísticas e banheiros públicos limpíssimos.

5- Igreja Matriz São Pedro
6- Fonte do Amor Eterno
Muitos consideram fontes uma atração romântica e um local para a realização de desejos, mas não é algo que me encante. Além disso, acho de extremo mau gosto sair pendurando cadeados em pontos turísticos. Gosto é gosto, não é mesmo?! Se você gosta, ao lado dela é possível comprar os cadeados com corações por cerca de R$ 30,00 e fazer a gravação dos nomes ou qualquer outra mensagem que desejar — você mesmo escreve nos corações. A fonte fica um pouco escondida, localizada entre a Igreja São Pedro e o Boulevard São Pedro.
7- Rua Torta
A Rua Emílio Sorgetz acabou se tornando uma atração justamente por causa de seus canteiros estrategicamente sinuosos. As curvas são ressaltadas pela faixa amarela, o que chama bastante atenção. Achei criativo! Ela fica em frente à Praça das Etnias — é difícil não passar por aqui.
8- Praça das Etnias
A praça é uma homenagem às principais culturas dos colonizadores da cidade: alemã, italiana e portuguesa. É um espaço bem cuidado, com lindos canteiros e um pergolado central. Na praça, é possível fazer o passeio de agroturismo, que visita as casas dos colonos da região, além de comprar artesanatos e produtos coloniais, como pães, geleias, bolos, cucas, biscoitos, doces, queijos, salames, entre outros. Nos fins de semana, os colonos assam pães e cucas no forno à lenha, expostos para quem tiver a curiosidade de acompanhar. Poder ver toda essa produção é uma atração à parte!
9- Lojas de Chocolates
Impossível falar em Gramado e não pensar em chocolate. São diversas lojas espalhadas, não só em Gramado, mas por toda a Serra Gaúcha. Experimentamos vários chocolates de cinco marcas, e o Top 1 ficou com a marca Prawer. O Top 2 ficou com a Caracol Chocolates — além do chocolate, o sorvete de chocolate com avelã é muito gostoso. O Top 3 ficou com a Lugano. Já falei sobre as lojas de chocolate aqui no post sobre restaurantes e gordices em Gramado e Canela.
10- Largo da Borges
Próximo ao Palácio dos Festivais e à Rua Coberta, o Largo da Borges é uma galeria toda coberta, com várias opções de lojas de roupas, sapatos, acessórios e lojas infantis, além de loja de chocolate, gelateria e cafés.
11- Centro Comercial Praça do Moinho
![]() |
A Roayal Trudel fica na Praça do Moinho, perto das araucárias. |
O centro comercial reúne diversas lojas, entre elas: roupas, sapatos, acessórios, decoração, chocolates, entre outros, além de abrigar a Royal Trudel — uma das melhores gordices do universo! Não deixe de provar essa delícia, que combina massa crocante com recheios incríveis.
![]() |
Detalhe para o termômetro marcando mais de 50 ºC kkkkk - nesse dia estava uns 12 °C. |
12- Pórticos de Gramado
![]() |
Pórtico via Nova Petrópolis |
A foto mais tradicional de Gramado é feita no Pórtico via Nova Petrópolis. Ele é todo construído em pedra, com um design inspirado no estilo bávaro — uma graça! Outro ponto que merece destaque é o Pórtico via Taquara, que fica bem pertinho da Fábrica Cristais de Gramado. Ele presta homenagem à colonização alemã, com uma arquitetura característica.
E assim finalizo mais um post cheio de dicas e inspirações para quem quer visitar Gramado. Espero que tenham gostado e que aproveitem cada cantinho dessa cidade tão especial. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar a sua experiência, deixem um comentário! Até o próximo post, com mais #ParadasObrigatórias por esse Brasilzão afora!
Que lugar lindo!
ResponderExcluir