"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Um dia em Matilde - Alfredo Chaves


Oie, gente!

Hoje eu venho falar um pouquinho sobre um passeio bate-volta aqui meu lindo Espírito Santo. Matilde é um dos lugares mais charmosos do estado — fiquei encantada com esse pequeno distrito de Alfredo Chaves, que fica a cerca de 91 km da capital, em uma viagem de aproximadamente 1h30. A principal atração da região é a Cachoeira Engenheiro Reeve, mais conhecida como Cachoeira de Matilde. Ela possui a maior queda livre de água do estado, com impressionantes 70 metros de altura, e atrai muitos praticantes de rapel e esportes de aventura.


Antes de chegar ao centrinho de Matilde, você logo verá o Portal da Cachoeira Engenheiro Reeve, que abriga o famoso círculo com vista para o Vale de Santa Maria Madalena — uma imagem bem conhecida nas redes sociais!


A vista do vale é lindíssima, e a estrutura circular, estrategicamente posicionada, rende fotos incríveis. 


O acesso ao mirante (e também à cachoeira) é feito por uma escadaria à beira da estrada, pouco antes de chegar ao centro de Matilde. O trajeto passa por um trecho de mata preservada, o que torna a caminhada ainda mais agradável. Na primeira vez em que visitamos a cachoeira, o clima estava super gostoso — tinha acabado de chover. 


A cachoeira de Matilde faz parte do Circuito Caminho das Águas e também integra o Circuito das 7 Maravilhas, ambos do município de Alfredo Chaves. 

Essa cachoeira é ou não um encanto?! 😍 O bacana é que Matilde pode ser aproveitada tranquilamente em um único dia de passeio, sem a necessidade de pernoitar.


Para descer até a cachoeira, não há nenhuma estrutura. O acesso é feito por um estreito caminho de pedras, bem na beira do paredão rochoso.

DICA: o banheiro mais próximo fica na Estação Ferroviária, no centro de Matilde (a cerca de 1 km de distância), onde também há um café bem agradável. Se quiser, dá para levar uma roupa de banho na bolsa e se trocar por lá antes ou depois do banho.






Outra dica imperdível para aproveitar um dia de sol em Matilde é conhecer o Túnel Encantado. A partir da Estação Ferroviária, basta seguir pelos trilhos em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos. O túnel fica bem escondido entre a mata e foi construído para desviar o curso do Rio Novo por baixo da ferrovia. São 65 degraus por onde as águas do rio passam.


A trilha até o túnel é tranquila, mas como lá dentro é bem escuro, é recomendado levar uma lanterna, especialmente se você quiser atravessá-lo. Eu queria muito ter descido, mas como não levamos lanterna, resolvemos deixar essa aventura para a próxima.

Dá tranquilamente para conhecer todas as atrações de Matilde em apenas um dia, já que o lugar é pequeno. Mesmo que você desça para tomar banho na cachoeira e caminhe até o túnel, o tempo será suficiente para aproveitar com calma. Agora, se você quiser dormir na região, vale a pena! Alfredo Chaves é rica em belezas naturais, com outras cachoeiras lindas e a famosa Rampa de Voo Livre. Ou seja: atrativos por lá não faltam.


É isso, gente! O Espírito Santo é um destino perfeito para quem gosta de curtir desde praias até montanhas, e o melhor: com esses atrativos bem pertinho uns dos outrosEi, capixaba! Me conta: você já conhece a região de Matilde? Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!


See you later!
Lana Coli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.