E a lista de praias azuis em Curaçao parece não ter fim, né? Haha. Hoje eu trago mais uma praia incrível que não pode ficar de fora do seu roteiro: Kalki, mais uma joia azul do Caribe e minha Top 5 em Curaçao! Kalki significa calcário em papiamento, e herdou esse nome por causa dos penhascos de calcário submersos nesse lindo azul-turquesa. O calcário também é o principal constituinte da areia da praia — ou seja, sapatilha de mergulho é fundamental. A vida marinha é tão exuberante por alo que a praia ficou conhecida como Alice in Wonderland, o que explica a fama entre os mergulhadores. Continue no post e confira um pouquinho desse paraíso azul! 💙
Observando o mapa abaixo, dá para ter uma ideia da distância entre o centro (1) e Kalki (5). Ela está localizada em Westpunt, a 45 km de Willemstad (aproximadamente 52 minutos de carro). Fica pertinho das praias Piskadó, Forti, Kenepa Grandi, Kenepa Chiki, Jeremi e Lagun, sendo Kalki a última praia da ilha no sentido Westpunt (oeste) — ou a primeira no sentido Oostpunt (leste).
LEGENDA:
1 - Willemstad (Punda e Otrobanda);
1 - Willemstad (Punda e Otrobanda);
2 - Hato Aeroporto;
3 - Playa Forti;
4 - Playa Piskadó;
5 - Playa Kalki.
3 - Playa Forti;
4 - Playa Piskadó;
5 - Playa Kalki.
OBS: post atualizado em 2024.
Kalki é uma das praias públicas com mais estrutura em Curação. Lá você vai encontrar a escola de mergulho Go West Diving, aluguel de snorkel, cadeiras e guarda-sóis, banheiros, o restaurante Kalki Beach Bar and Grill, além do Kura Hulanda & Beach Resort, localizado no paredão rochoso acima da praia. Uma ótima opção de hospedagem com vista para essa imensidão azul!
- Cadeiras simples com guarda-sol custam cerca de US$ 9,00, enquanto as cabanas saem por volta de US$ 20,00.
A Go West Diving é bem conceituada e oferece saídas de barco para mergulho com cilindro e também para snorkeling. Kalki é considerada um dos melhores pontos de mergulho da ilha, e o tempo todo dá para ver mergulhadores descendo do píer.
O nome Alice in Wondrland vem dos inúmeros corais em formato de cogumelo, criando um cenário subaquático surreal. Dica para os mergulhadores de plantão: você pode se decepcionar se nadar para o lado errado. Para acessar o paraíso subaquático Alice in Wonderland, entre pela parte demarcada pela corda e nade por cerca de 3 minutos até o penhasco, sempre seguindo para o lado direito. A profundidade inicial é de 18 metros, podendo ultrapassar os 30 metros. Como nós não mergulhamos, estou apenas repassando as informações que li em sites oficiais da ilha — mas tudo indica que é realmente imperdível!
Quando visitamos a ilha em 2015, Kalki estava vazia. A praia era praticamente só nossa e o restaurante estava fechado nas duas vezes em que estivemos por lá. Hoje, a ilha como um todo está bem mais movimentada, pois o turismo chegou com tudo. Na primeira vez, encontramos apenas um casal de brasileiros. Já em 2024, vimos dezenas de brasileiros espalhados por Curaçao. Inclusive, na Playa Kalki, vimos dois brasileiros com som alto. Pelo amor, hein... educação e noção passaram longe.
O acesso à praia é feito por escadas, e a melhor vista é a do píer, onde a cor da água é absurdamente azul e maravilhosa. Sem falar que rende lindas fotos! Também colocaram duas plataformas flutuantes no mar, mas confesso que acho de um extremo mau gosto. Acabaram atrapalhando a vista do horizonte, e o tempo todo tem gente subindo e descendo delas.
OBS:
- Em Curaçao, há uma frutífera VENENOSA chamada manzanilla tree. Existem placas de advertência em diversos lugares, inclusive em Kalki;
- Algo comum nas praias de Curaçao são as pedrinhas na areia (cascalhos, pedaços de corais e seixos). São muitas e machucam os pés. Para mim, a sapatilha de neoprene foi essencial, mas você pode levar crocs, papetes ou algo semelhante. O importante é levar algum calçado apropriado para entrar na água;
- Há bastante nuvens sobre Curaçao, e o tempo todo o sol fica encoberto por elas. Para fotos e vídeos, às vezes é bem chato ter que ficar esperando a nuvem sair kkkkk;
- Iguanas estão por toda a ilha, principalmente nas praias;
- É provável que você encontre mulheres fazendo topless, pois muitas europeias visitam a ilha. Existem praias que proíbem, mas em algumas isso ainda é bem comum.
Fotos de 2015
É isso, gente! Você já conhece Curaçao? Me conta nos comentários a sua experiência ou se pretende conhecer. Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar aqui embaixo!
See you later!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.