Oie, gente!
No post de hoje, trago mais uma opção de passeio imperdível para incluir no seu roteiro pelo Atacama: a Experiência Astronômica, uma vivência única e inesquecível. O o céu do deserto do Atacama é considerado um dos mais limpos e com melhor visibilidade do mundo, graças à altitude, ao ar extremamente seco e à ausência de poluição luminosa. Continue lendo o post para saber os detalhes dessa experiência incrível!
Escolha da agência e como foi o tour: já comentei em outro post sobre a importância de escolher uma boa agência para fazer os passeios no Atacama, confira aqui no post inicial sobre o Atacama. Existem inúmeras opções, mas nós preferimos optar por uma empresa renomada e brasileira. Depois de ler várias boas indicações da Araya, não tivemos dúvidas e fechamos todo o nosso roteiro com eles. As vans são confortáveis, os motoristas experientes e confiáveis, e os guias sempre simpáticos e muito solícitos. Os grupos são pequenos, com até 10 pessoas por carro, o que torna a experiência mais personalizada. As refeições e petiscos também são um ponto alto. Nós escolhemos os passeios que gostaríamos de fazer e a própria Araya se encarregou de montar o roteiro. Neste post, vou relatar a nossa experiência no Tour Astronômico com a Araya, realizado no final de março de 2023. O tour pode variar um pouco de agência para agência (tanto na dinâmica, quanto no valor). No nosso caso, custou 50 mil CLP, incluindo transporte desde a pousada, guia especializado em astronomia, duas fotos por pessoa e um delicioso chocolate quente (além de vários petiscos!).
Sobre a Experiência Astronômica
O tour astronômico consiste em uma noite de observação de estrelas, planetas, constelações e até galáxias distantes - tudo dependendo 100% das condições do céu no dia. A observação é feita a olho nu e também com o auxílio de um telescópio profissional, que permite ver detalhes surpreendentes, como as crateras da Lua, os anéis de Saturno e as luas de Júpiter. Vale lembrar que esse passeio depende totalmente das condições climáticas. Em noites com nuvens ou ventos fortes, ele pode ser cancelado ou reagendado. As saídas geralmente acontecem por volta das 21h, e o tour dura cerca de 3 horas.
Foi uma experiência indescritível, daquelas que ficam marcadas na memória. Eu queria ter conseguido registrar com a câmera tudo o que vi neste dia.
DICAS IMPORTANTES
- O tour é realizado em uma área próxima da cidade de San Pedro de Atacama, na mesma altitude do vilarejo, o que torna o passeio ideal para os primeiros dias de viagem;
- Prepare-se para o frio: esse é um tour noturno e faz bastante frio em qualquer época do ano. Vá bem agasalhado!
- Minha experiência com o clima: fomos no final de março, e mesmo sem roupa térmica (segunda pele), eu não senti frio. Usei uma calça aveludada, meia de lã, blusa de fleece, casaco de pluma e gorro, e foi suficiente. Mas se for em meses mais frios (junho a agosto), recomendo três camadas na parte de cima e duas na parte debaixo;
- Dica para as fotos: use roupas ou acessórios coloridos, pois se destacam muito mais nas fotos noturnas com o fundo escuro do céu estrelado.
Curiosidade astronômica: o Atacama é considerado um dos melhores lugares do planeta para observação astronômica. É lá que estão instalados alguns dos observatórios mais avançados do mundo, como o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimiter Array), um dos maiores complexos astronômicos da Terra, usado por cientistas de vários países para estudar a origem das estrelas e galáxias.
Bom... é isso, gente! A Experiência Astronômica no Atacama é, sem dúvida, um dos passeios mais mágicos e emocionantes da viagem. É aquele tipo de momento que te faz sentir pequeno diante da imensidão do universo e, ao mesmo tempo, completamente conectado a ele. Se você vai ao Atacama, não deixe esse tour de fora do seu roteiro. É impossível olhar para o céu da mesma forma depois dessa noite.
See you later!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.