O Mini Mundo e o Lago Negro foram dois lugares bem distintos que visitamos em Gramado, cada um com experiências totalmente diferentes. Curiosamente, entre as mais de 60 atividades listadas no TripAdvisor, essas duas ocupam as posições de maior destaque, sendo o Mini Mundo considerado a atração número um e o Lago Negro figurando logo em seguida, na segunda colocação. Isso já evidencia o quanto são procuradas e apreciadas pelos visitantes da cidade. No post de hoje,m quero compartilhar um pouco das nossas impressões sobre cada uma delas.
Apesar de tão diferentes em proposta e estilo, ambas as atrações estão muito próximas uma da outra, separadas por menos de 2 km, o que equivale a aproximadamente 5 minutos de carro. Essa proximidade torna muito prático combinar a visita aos dois pontos em um mesmo dia, como nós fizemos. Assim, conseguimos vivenciar duas experiências distintas: uma mais contemplativa e natural, e outra mais lúdica e voltada para o universo das miniaturas.
Lago Negro
O Lago Negro foi um dos lugares mais agradáveis que visitamos em Gramado. Apesar de cheio, fizemos uma boa caminhada no fim do dia e fiquei admirada com as azaleias, que roubavam toda a cena no frio mês de setembro.
O lago é artificial e, inicialmente, era um vale. Após boa parte de suas árvores ser devastada por um grande incêndio, o local foi transformado em um lago, e novas árvores — trazidas da Floresta Negra, na Alemanha — foram plantadas, inspirando assim o nome Lago Negro.

O Lago estava bem cheio, e vimos muitos grupos sentados na grama fazendo piquenique e/ou tomando chimarrão. É comum encontrar os moradores locais com garrafas térmicas para beberem chimarrão.
O parque funciona 24h e o acesso é gratuito. Há lanchonete e banheiros.
Pedalinhos: das 8h30 às 17h. Valores: R$ 30,00 para os pedalinhos de cisne e R$ 40,00 para a caravela.
Mini Mundo
Ocupando o primeiro lugar nas avaliações do TripAdvisor, o Mini Mundo era um dos lugares que eu já sabia que não iria gostar. Apesar de não estar no meu roteiro, a proximidade com o Lago Negro nos levou até lá.
O Mini Mundo surgiu quando um pai e um avô, a pedido de suas crianças, construíram uma casa de bonecas e um conjunto de castelos com trenzinhos em miniatura. As miniaturas foram se multiplicando, e uma cidade com réplicas 24 vezes menores que a realidade foi criada. São vários cenários cotidianos com miniaturas ricas em detalhes.
As miniaturas são perfeitas, maaaaaas é uma atração bem infantil! Aproximadamente 80% dos visitantes estavam com crianças. Eu e o marido achamos um passeio completamente chato! Gosto é gosto, não é mesmo?! Nos arrependemos de ter visitado e não voltaríamos.
Achei tão chato que fotografei pouquíssimo e logo fomos embora. O local é todo aberto, o que pode deixar o passeio bem desagradável se chover.
Funcionamento: diariamente, das 9h às 17h
Valores:
É isso, gente! Como deu para perceber, achei o Mini Mundo bem sem graça e não voltaria. Definitivamente não é o tipo de passeio que me agrada, mas sei que muita gente gosta, principalmente quem viaja com crianças. Já o Lago Negro foi uma surpresa super agradável e eu adorei! Um lugar bonito, tranquilo e que vale muito a pena incluir no roteiro.
Me conta nos comentários se você já conhece essas atrações ou se pretende conhecer. E, claro, qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar aqui também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.