"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Bosque das Cerejeiras: A Beleza das Cerejeiras em Flor - São Paulo


Oie, gente!

Hoje venho falar sobre um dos fenômenos naturais que mais acho lindos: a beleza das cerejeiras em flor! Você sabia que existe um Bosque de Cerejeiras em São Paulo? Localizado no Parque do Carmo, na Zona Leste da cidade, ele é considerado o maior Bosque de Cerejeiras do Brasil, com cerca de 4 mil exemplares dessas lindezas super delicadas que deixam o cenário encantador. A florada das cerejeiras ocorre apenas uma vez por ano e dura poucos dias — geralmente, menos de duas semanas. Entre julho e agosto, acontece a tradicional Festa das Cerejeiras, que já está em sua 39ª edição (em 2017).

OBS: estive no Bosque em 2017.

São Paulo

Festa das Cerejeiras - Parque do Carmo


A festa é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil e é dedicada a comemorar a Imigração Japonesa no Brasil. O evento conta com comidas típicas, apresentações de música e dança da cultura japonesa e, claro, a principal atração: o Hanami Matsuri, que significa "contemplar a beleza das flores". Em 2018, a festa completará 40 anos! A 39ª edição aconteceu entre os dias 4, 5 e 6 de agosto de  2017.

OBS: nos dias da festa, é oferecido transporte público do Metrô Corinthians-Itaquera até o parque.

Acesse aqui a página da Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo.

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Sobre as Cerejeiras em Flor no Japão

Símbolo nacional do Japão, além de enfeitarem todos os cantos do país, as flores das cerejeiras também estão presentes no verso da moeda de 100 ienes. Já quero uma para mim! No Japão, a floração acontece logo após o inverno, entre março e maio. As flores começam a desabrochar primeiro no Sul, seguindo para o Norte. Esse acontecimento é tão esperado que é transmitido pela TV diariamente. Existem muitos sites responsáveis por divulgar informações exatas sobre o dia da floração em cada cidade. A tradição durante esse período é fazer piqueniques sob as árvores das cerejeiras enquanto se aprecia suas flores.

Enquanto no Parque do Carmo existem apenas três tipos de cerejeiras, no Japão são mais de 600. As colorações das flores variam do branco aos mais variados tons de rosa. As flores mais comuns possuem cinco pétalas, embora existam espécies com mais de dez.

São Paulo

Coisa mais linda, gente! Eu não tenho maturidade para flores! Quando visitei o Bosque, faltava praticamente uma semana para a Festa das Cerejeiras. As árvores ainda não estavam totalmente floridas — muitas exibiam apenas os botões, mas o visual já era incrível. 

A Festa acontece quando todas as árvores estão em plena floração, porém a quantidade de pessoas torna o local insuportavelmente lotado e difícil de fotografar.

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

São Paulo

Sobre o Parque do Carmo


O Parque Olavo Egydio Setubal é bem extenso, sendo o segundo maior de São Paulo, ficando atrás apenas do Ibirapuera. O espaço conta com dezenas de churrasqueiras, pista de cooper, campos de futebol, ciclovia, playgrounds, áreas para piquenique, um grande lago, estacionamento, entre outros. Confesso que esperava encontrar uma paisagem melhor. O local é bastante frequentado por famílias com crianças, casais e pessoas que vão se exercitar, mas encontrei o parque bastante mal cuidado. Sem falar nos banheiros, que estavam podres de sujeira e sem papel higiênico. 

Não há lanchonetes no parque, apenas alguns ambulantes que vendem açaí, milho, pamonha, hot dog, espetinhos, entre outros.

Informações:

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera - SP
Funcionamento: diariamente, das 5h30 às 20h. Entrada gratuita

Telefone: (11) 2748-0010/2746-5001


Bosque de Cerejeiras - São Paulo

O local onde se encontra o Bosque das Cerejeiras nem parece uma extensão do Parque do Carmo. É uma área mais agradável e bem cuidada. Mas, convenhamos, nem precisa de muito quando o cenário conta com inúmeras árvores repletas de florzinhas cor-de-rosa! Muito amor envolvido.

Bosque de Cerejeiras - São Paulo


Ah, gente! O Japão não é um dos meus destinos dos sonhos, mas eu gostaria muito de ter a oportunidade de conhecer o país na época do Hanami. Deve ser uma das paisagens mais fantásticas da vida! 

Me conta nos comentários: você já esteve em um Bosque de Cerejeiras? Também se rende à beleza dessas florzinhas fofas?

See you later!
Lana Coli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.