"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Fuerteventura: Uma Viagem Incrível Pelas Ilhas Canárias



Oie, gente!


Hoje quero compartilhar com vocês mais uma experiência incrível pelas Ilhas Canárias, desta vez explorando Fuerteventura. O arquipélago das Canárias fascinante e composto por oito ilhas principais: Lanzarote, La Graciosa, Fuerteventura, Gran Canaria, Tenerife, La Palma, La Gomera e El Hierro. Está situado no Oceano Atlântico, próximo à costa da África, mas pertence à Espanha. O arquipélago possui uma incrível diversidade geográfica e isso faz cada ilha ser bastante diferente da outra, ou seja, cada ilha tem a sua própria personalidade. Nós conhecemos quatro delas: Lanzarote, La Graciosa, Fuerteventura e Tenerife, além da pequena Islote de Lobos. Continue no post e confira um pouco sobre Fuerteventura.


Fuerteventura: Como Chegar


Chegamos a Fuerteventura partindo de Playa Blanca, em Lanzarote, em uma travessia de ferry até Corralejo. O ferry era apenas para passageiros, mas há ferries que também transportam veículos. Nós preferimos alugar outro carro em Fuerteventura, mas daria para atravessar com o carro que alugamos em Lanzarote. A viagem entre as ilhas dura cerca de 30 minutos. Fomos com a empresa Lineas Romero e pagamos 20,00 € pelo bilhete de ida (valor por pessoa). Compramos apenas a passagem de ida, pois de Fuerteventura seguiríamos para Tenerife.


OBS: 

- A partir de Barcelona e Madrid, há voos diretos para Fuerteventura;

- Por pertencerem à Espanha o idioma oficial das Ilhas Canárias é o espanhol e a moeda utilizada é o euro;

A viagem ocorreu em junho de 2022.

- Para acessar o post sobre Lanzarote clique aqui;

- Para acessar o post sobre Tenerife clique aqui.



Sobre Fuerteventura - Ilhas Canárias


Conhecer as Canárias é embarcar num roteiro com infinitas possibilidades, repletas de paisagens únicas e experiências inesquecíveis. O arquipélago é composto por paisagens impressionantes, com centenas de vulcões, incluindo o majestoso Teide, em Tenerife. As paisagens nas Canárias são estonteantes, com uma diversidade incrível de atrações: praias de diferentes tipos, piscinas naturais esculpidas por rochas vulcânicas, lagoas e lagos de origem vulcânica, dunas douradas, penhascos imponentes e até florestas de laurissilva. Cada quilômetro percorrido é uma verdadeira contemplação, nesse lugar que se tornou meu Top 2 de destinos dos sonhos. O próprio deslocamento de carro pelas estradas já rende vários suspiros. Por falar em carro, essa é a melhor forma de explorar as ilhas de ponta à ponta. 


DICA: carro é indispensável nas Ilhas Canárias. Alugamos com a CICAR (Cabrara Medina), locadora local que domina as ilhas. Alugamos com eles também em Lanzarote e Tenerife.


Nosso carro alugado com a Cicar - Fuerteventura.


Fuerteventura é a ilha mais antiga do arquipélago das Canárias, o que a torna muito interessante a nível geológico, com diversas formações rochosas e muitos fósseis. Começou a ser formada há cerca de 22 milhoes de anos. Com 1658 km² de área, é a segunda maior ilha do arquipélago e também a mais próxima da África, localizada a apenas 100 km de distância da costa do Marrocos. Situada a 7 km de Lanzarote, é uma ótima opção para combinar no mesmo roteiro. Em 2009, foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, reafirmando o seu estatuto de paraíso natural com paisagens vulcânicas impressionantes. É a principal ilha do arquipélago para quem busca lindas praias de água azul e cristalina. Ao longo de seus 340 km de costa, são mais de 150 km de praias para todos os gostos. No norte da ilha, destaca-se o Parque Natural de Corralejo, uma área protegida famosa por suas imensas dunas e por muitas praias, como Playa del Moro e Grandes Playas de Corralejo, além de ser um ponto de partida para excursões até a pequena Ilha de Lobos. Já no sul, a Península de Jandía concentra algumas das praias mais selvagens e extensas de Fuerteventura, como a Playa de Cofete, uma praia intocada de beleza impressionante, cercada por montanhas. A região também é famosa por praias como a Praia de Sotavento, um verdadeiro paraíso para praticantes de kitesurf e windsurf, esportes bastante populares na ilha devido aos ventos constantes.


Pelas estradas de Fuerteventura - Ilhas Canárias.


ATENÇÃO: é importante saber que em Fuerteventura, como em muitas regiões da Europa, principalmente na Espanha, as mulheres têm o costume de fazer top less nas praias. Isso é uma prática super comum por lá. Só que não para por aí! Em muitas praias a prática do nudismo também é bastante comum e aceita. Então não é difícil encontrar pessoas completamente nuas nas praias. Homens, mulheres, crianças, idosos, casais, solteiros, enfim, todos peladões e sem nenhum constrangimento. A gente já estava meio "acostumado" por causa das outras viagens que fizemos pela Europa (também vimos a mesma situação na Itália, Grécia e nas Ilhas Baleares). Só que dessa vez era MUITA gente pelada. Por várias vezes mal consegui filmar ou fotografar, já que eles não ficam quietinhos e escondidos no canto, o povo anda de um lado para o outro, corre, mergulha, deita de perna aberta para tomar sol, e vida que segue kkkkk. A gente finge costume.


O que fazer em Fuerteventura - Ilhas Canárias


Destaquei algumas atrações que considero relevantes para explorar em Fuerteventura. Elas foram numeradas de 1 a 12, confira no mapa abaixo:



1 - Caleta del Marrajo
2 - El Cotillo
3 - Barranco de los Encantados
4 - Calderón Hondo
5 - Playa del Bajo de la Burra
6 - Parque Natural de Corralejo
7 - Cueva de Ajuy
8 - Costa Calma
9 - Playa de Sotavento
10 - Playa del Matorral
11 - Playa de Cofete
12 - Isla de Lobos

1 - El Cotillo - essa pequena vila de pescadores charmosa e tranquila, abriga diversas enseadas de águas calmas, perfeitas para nadar e relaxar. Destacam-se as praias La Concha e Caleta del Marrajo, com águas cristalinas e protegidas por recifes naturais, sendo ideal para famílias com crianças. Além das belas paisagens, El Cotillo também conta com ótimos restaurantes à beira-mar, onde é possível saborear os pratos típicos das Canárias.


2 - Caleta del Marrajo - na região de El Cotillo, a Caleta del Marrajo encanta os visitantes com suas piscinas naturais que se formam entre as rochas vulcânicas da ilha. Durante a maré baixa, essas piscinas cristalinas revelam um cenário paradisíaco, perfeito para um banho relaxante em águas tranquilas e mornas.



3 - Barranco de los Encantados - uma verdadeira joia geológica de 135 mil anos para explorar na ilha. Essa formação única, esculpida pelo tempo e pelos elementos naturais, apresenta impressionantes cânions de arenito com formas onduladas e tons dourados, criando um cenário interessante. Não é uma atração muito explorada, pois o acesso não é tão simples. A trilha parte do barranco de Esquinzo e segue um percurso circular de 6 km de extensão que retorna ao ponto inicial. Recomenda-se percorrer apenas a parte sudeste do percurso e retornar pelo mesmo caminho, pois é a parte mais bonita. O primeiro quilômetro e meio não é tão bonito, mas quando viramos à direita onde os caminhos se dividem, começa a parte realmente bonita do caminho.


4 - Calderón Hondo - esse é um dos vulcões mais acessíveis e bem preservados da ilha, com 278 metros de altitude e uma cratera impressionante de 70 metros de profundidade. A caminhada até o topo leva cerca de 40 minutos e a vista lá de cima é deslumbrante, proporcionando uma panorâmica incrível das paisagens vulcânicas de Fuerteventura. A base do vulcão fica na cidade de Lajares e, durante a trilha, há grande chance ser acompanhado por diversos esquilos fofíssimos. As placas ao longo do percurso alertam para não alimentá-los, já que a sua população, originária de Marrocos, cresceu exponencialmente e hoje é considerada uma praga na ilha, com mais de 1 milhão de indivíduos. Os esquilos se adaptaram muito bem na ilha e muitos turistas acabam levando comidas e sementes e dando para eles.


O espetacular Calderón Hondo pela lente do drone - Fuerteventura.

5 - Playa del Bajo de la Burra - a famosa "Popcorn Beach" ou "praia da pipoca", é uma verdadeira curiosidade natural. A areia da praia é composta por pedaços de corais em forma de pipoca, o que cria uma paisagem fascinante e única.


Popcorn Beach, Fuerteventura


6 - Parque Natural de Corralejo - são 9 km de praias lindas delimitadas pelas dunas de Corralejo, que se estendem por 2600 hectares (26 km²). Percorrer a estrada FV-104, que atravessa o parque, é uma atração à parte: de um lado, praias de água azul e, do outro, a vastidão dourada das dunas. É simplesmente incrível!


Pelas dunas de Corralejo - Fuerteventura.

De um lado, a duna, e do outro, a praia - Fuerteventura.

7 - Cuevas de Ajuy - declaradas Monumento Natural, as grutas foram esculpidas há mais de 100 milhões de anos pelo fluxo de lava e representam as formações rochosas mais antigas do arquipélago das Canárias. As grutas ficam a menos de 500 metros da Playa de Ajuy e são acessíveis por uma trilha costeira que proporciona vistas magníficas do oceano.


8 - Península de Jandía: localizada no extremo sul de Fuerteventura, a Península de Jandía é uma das regiões mais impressionantes da ilha, abrigando algumas das praias mais bonitas das Canárias. A região se estende por 20 km, entre Costa Calma e Morro Jable. Curiosamente, essa península já foi uma ilha separada, mas acabou se unindo a Fuerteventura devido a uma erupção vulcânica. Hoje, Jandía é um destino paradisíaco, com paisagens intocadas, extensas praias de areia dourada e águas cristalinas que variam entre tons de azul e verde. A região também é um refúgio para a vida selvagem, sendo parte de uma área protegida que preserva ecossistemas únicos e oferece trilhas incríveis para os aventureiros.



- Costa Calma: uma praia com 2 km de extensão, localizada na região sudeste de Fuerteventura. Com uma areia dourada macia e ventos suaves, a praia também é um ótimo local para longas caminhadas à beira-mar. Além disso, Costa Calma é um dos principais pontos de acesso à espetacular Playa de Sotavento, oferecendo paisagens incríveis e uma ótima infraestrutura para os visitantes.



- Sotavento: esse lindíssimo banco de areia é um dos cenários mais impressionantes de Fuerteventura e uma da praias mais famosas da Península de Jandía. Se estende por mais de 9 km e é formado por cinco praias distintas: La Barca, Risco del Paso, Mirador, Mal Nombre e Los Canarios. Durante a maré alta, uma incrível lagoa de 3 km se forma, tornando-se o ponto de encontro de praticantes de kitesurf e windsurf, que aproveitam os ventos constantes da região. A visita a Sotavento proporciona experiências únicas, já que o cenário muda conforme a maré. Tivemos a sorte de contemplar a lagoa em dois momentos distintos: uma vez em processo de enchimento, e outra quase vazia, revelando a vastidão do banco de areia e criando uma paisagem surreal. Sem dúvida, foi um dos lugares mais lindos que já vimos.






- Playa del Matorral: também conhecida como Praia de Jandía, a Playa del Matorral é uma faixa de areia de 3 km banhada por águas cristalinas e azul-turquesa. A praia é bastante versátil, agradando a todos os tipos de visitantes. Há áreas mais tranquilas, perfeitas para quem busca sossego, além de uma zona destinada ao nudismo. A região também conta com uma parte movimentada, repleta de atividades aquáticas e opções de lazer. A presença do icônico Farol de Morro Jable, próximo à praia, torna o cenário ainda mais especial e fotogênico.



- Playa de Cofete: localizada no coração do Parque Natural de Jandía, é considerada uma das praias mais bonitas e selvagens da ilha. Seu visual impressionante se deve à imponente cadeia de montanhas que a cerca, criando um cenário remoto e quase intocado. 

Com 12 km de extensãoO acesso à praia, no entanto, é um verdadeiro desafio: são 8,5 km de estrada de terra, estreita e sinuosa, exigindo paciência e atenção dos motoristas. Para muitos visitantes, a melhor forma de apreciar Cofete é a partir de seu mirante, o Mirador Degollada Agua Oveja, também conhecido como Mirador de Cofete, que oferece uma vista panorâmica inesquecível da imensidão dourada da praia e do oceano Atlântico. Devido às suas ondas fortes e correntes perigosas, o banho no mar não é recomendado, mas a beleza bruta e selvagem da praia faz com que a visita valha cada minuto do percurso.


Isla de Lobos - Canárias


Localizada a apenas 2 km de Fuerteventura (e a 8 km de Lanzarote), a pequena Ilha de Lobos é um paraíso natural protegido, fazendo parte do Parque Natural del Islote de Lobos. Com 4,5 km² de área, a ilha encanta com paisagens deslumbrantes e preservadas. Seu nome vem dos antigos leões-marinhos que habitavam a região no passado. A travessia até Lobos dura cerca de 15 minutos de barco, partindo do Porto de Corralejo.


Sinalização indicando as distâncias das atrações na Ilha de Lobos.



Várias empresas oferecem o passeio de barco, além das opções de excursões organizadas e táxiboats. Não existem pessoas vivendo na ilha e não é permitido acampar ou pernoitar por lá. Além disso, para visitá-la por conta própria, é necessário obter uma autorização de visitação gratuita, pois há um limite de 400 visitantes por dia (200 por período). As visitas são divididas em dois horários: das 10h às 14h e das 14h às 18h, mas não parece ter um controle quanto a isso. No nosso caso, como fizemos a visita por meio de uma excursão, a autorização já estava incluída no valor do passeio, que custou 16,00 € por pessoa.


Acesse o site Lobos Pass aqui



A ilha oferece paisagens lindas, com trilhas, praias de águas cristalinas e uma rica biodiversidade, tornando-se um destino imperdível para quem deseja explorar um dos cenários mais intocados das Canárias. Não deixe de subir o vulcão, dar um mergulho na Playa la Concha e apreciar o lindo visual do Puertito. As trilhas são bem sinalizadas, e as mais longas levam até La Caldera (~39 minuitos) e ao Faro Martiño (~50 minutos). O vulcão La Caldera é o ponto mais alto da ilha, com 127 metros de altura.




Para curtir bem a ilha, é importante usar calçados confortáveis e roupas compridas, pois há pouca sombra por lá. Também é recomendável levar lanches e bastante água, já que há apenas um restaurante no local, o Restaurante Antoñito el Farero. Para almoçar lá, é necessário fazer a reserva assim que chegar na ilha. As opções de refeição são paella e peixe do dia.


Próxima ilha: a partir de Fuerteventura nós seguimos para Tenerife em um voo operado pela Canaryfly. Pagamos 81,00 € na passagem de ida (preço por pessoa).


É isso, gente! Quem aí já ouviu falar nas Ilhas Canárias ou já esteve por lá? Esse foi, sem dúvidas, um dos lugares mais singulares que já visitei. Compartilhei aqui os pontos turísticos mais interessantes da ilha, aqueles que mais me encantaram e que são queridinhos dos viajantes. Se tiver dúvidas, sugestões ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário abaixo!


See you later!

Lana Cole.


spain.info; hellocanaryislands.com; visitfuerteventura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar sugestões. Com carinho, Lana Cole.