Oie, gente!
No post de hoje, vou falar sobre a ilha Klein Curaçao. Será que ela é tudo isso mesmo? A pequena ilha é um dos lugares mais visitados por turistas que viajam para Curaçao. O passeio está super alta nas redes sociais, e a praia de Klein tem sido considerada a mais bonita da ilha por muitos viajantes e "influencers". Mas já vou adiantar a minha opinião: não chega nem perto do meu Top 5 em Curaçao — e muito menos do meu Top 10 de praias mais bonitas que já conheci. Polêmicas à parte, a "pequena Curaçao" é uma ilhota com aquele tom de azul bem característico do mar caribenho, e o trajeto até lá é feito de barco. Abaixo, conto todos os detalhes e a minha opinião sobre esse passeio.
Klein Curaçao (klein = pequeno) é uma ilha localizada a cerca de 1h40 a 2h de barco a partir de Curaçao. A praia é gratuita, mas o acesso só é possível por meio de embarcação. Nós reservamos o passeio com a Val, do instagram @dicasdecuracao, pela empresa Mermaid Boat Trips. O barco parte do píer às 6h45 e retorna para Curaçao às 15h20. A Mermaid oferece a melhor estrutura da ilha e o passeio é no estilo all inclusive. O valor foi de US$ 130,00 por pessoa, incluindo: café da manhã, almoço, bebidas não alcoólicas (água, suco e refrigerante), snokel, espreguiçadeiras, banheiros e ducha. Outras empresas também oferecem esse passeio, mas a Mermaid é a única com estrutura montada na praia, além de contar com um mirante famoso, ideal para apreciar a ilha do alto.
Vista a partir do mirante |
OBS:
- Mesmo sendo a empresa com a melhor estrutura na ilha, a Mermaid não oferece palapas (coberturas de palha) para todos os visitantes. As cadeiras (espreguiçadeiras) são garantidas, mas as palapas são por ordem de chegada. Muita gente, inclusive, salta do barco e nada até a areia para tentar garantir uma. Como não há cobertura suficiente para todos, muita gente fica sem. A Mermaid possui uma área ampla coberta com mesas e bancos de madeira, ou seja, no sol você não fica, mas é bom saber NÃO TEM tem palapas suficientes na areia para todos!
- Café da manhã: ao desembarcar em Klein Curaçao, a equipe da Mermaid reúne todos para dar algumas informações gerais e, em seguida, o café da manhã é servido. No nosso dia, incluía: pão com queijo, pão com queijo e presunto, frutas (banana e mexerica), além de bebidas quentes (chá, leite e café).
- Almoço: às 12h30, eles tocam um sino avisando que o almoço está servido. A refeição era bem farta e variada: tomate, pepino, alface, milho, cenoura, ovo cozido, maionese, pão e um arroz que, sinceramente, nós odiamos. Na verdade, era uma salada de arroz e estava carregada no tempero, servida gelada e tinha várias coisas misturadas. Sinceramente? Custava ser um arroz branco simples? Não tem erro! As opções de carnes estavam deliciosas: hambúrguer, frango e costela ao barbecue. As carnes eram servidas pela equipe da Mermaid, e os acompanhamentos, em estilo self-service. Também serviram melancia e abacaxi à vontade como sobremesa. As bebidas incluídas eram suco de laranja (artificial, como na maioria dos restaurantes em Curaçao), refrigerante e água. Bebidas alcoólicas estavam disponíveis, mas eram pagas à parte. O almoço é um banquete, mas a tal salada de arroz me pegou bastante. Fiquei decepcionada real.
O famoso farol cor de rosa |
Sobre o barco: tanto na ida quanto na volta o barco balançou. Na ida o balanço foi mais intenso, mas já li relatos bem piores. A embarcação é grande, bem estruturada, mas os bancos são péssimos. Foram quase 2 horas de travessia sentados em bancos de metal completamente desconfortáveis! Diferente de um passeio de barco comum, onde você faz algumas paradas, levanta, aprecia a paisagem... a travessia para Klein Curação é direta, longa e sem distrações. Você fica ali, mais de 1h30 sentado, quicando num banco duro de metal, sem ter muito o que fazer ou ver ao redor. É um traslado, não um passeio. E, sinceramente, os bancos deveriam ser mais confortáveis.
Meu marido e minha cunhada também acharam a mesma coisa. O trajeto é bem chatinho e, enquanto estávamos indo, lembrei do motivo de não ter feito esse passeio em 2015. Na época, não me interessei porque os relatos eram desanimadores — e olha que nem era um passeio tão "hype" como está agora. Se hoje já achei desconfortável, nem imagino como devia ser em 2015. Deus me livre!!!
A parte mais bonita, para mim, é a vista a partir do barco |
Bom, agora vem a parte mais polêmica: a ilha é linda, obviamente, mas nada surreal a ponto de ser OBRIGATÓRIA no roteiro — principalmente se você tiver poucos dias em Curaçao. Vi váaarias pessoas considerando Klein Curaçao a praia mais bonita da ilha, váaarios "influencers" dizendo que o passeio é imperdível e tal. Mas, sinceramente, não vi NADA de muito diferente em relação às próprias praias de Curaçao. A única diferença é que lá a praia é bem extensa, enquanto as demais são menores.
Eu amo observar as praias de cima, e a vista a partir do barco realmente é linda. Mas, por exemplo, a vista de Cas Abao, durante o passeio de barco pela Costa Oeste, foi muito mais impressionante. A paisagem vista do mirante de Kenepa Grandi é surreal. A vista de Porto Mari a partir do mirante também é espetacular. E o mesmo pode ser dito de 90% das praias de Curaçao se forem vistas do alto ou do mar. Ou seja: o mar de Klein é azul-turquesa, sim, mas isso também se aplica a muitas outras praias da ilha.
Chegando em Klein Curaçao |
Ah, e o dia estava perfeito — então minha opinião não foi influenciada pela falta de sol, tempo nublado, nada disso. Eu simplesmente não achei tudo isso que dizem por aí. Considerando as quase 4 horas de deslocamento (ida e volta), o assento extremamente desconfortável, o mar que pode estar bem mais agitado dependendo do dia, e o fato de ter que passar o dia inteiro no mesmo lugar, EU não acho que seja um passeio obrigatório. A beleza de Klein Curaçao não supera a de Curaçao. #Prontofalei. O visual da areia branquinha com o mar turquesa é, sim, muito bonito, mas acho o conjunto das praias de Curaçao infinitamente mais incrível. Sem falar que Klein Curaçao não é cercada por rochas, o que para mim já perde em beleza. As praias de Curaçao têm aquele charme dos paredões rochosos, que fazem toda a diferença no visual. Como eu já disse uma vez: praia azul-turquesa e cristalina existe em muitos lugares, mas a beleza ao redor conta (e muito!) para mim. E nisso, Curaçao dá de 10 a 0 na sua vizinha menor.
É isso, gente! Valeu a pena conhecer, mas eu não trocaria um dia nas praias de Curaçao por um dia em Klein Curaçao. Mas essa é apenas a minha opinião, claro. Se eu voltasse para Curaçao, não faria a mínima questão de repetir esse passeio.
E você? Já esteve na pequena ilha? Achou tudo isso que dizem por aí? Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!
See you later!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.