Continuando com os posts sobre Búzios, hoje venho falar um pouco sobre a Praia do Forno. São 23 praias que compõem o cenário de Búzios, distribuídas ao longo dos seus 8 km de extensão. Cada uma tem um recorte único e há opções para todos os gostos: do mar mais agitado ao mais calmo, da orla mais badalada às praias desertas; de águas esverdeadas às azuladas; da areia dourada à avermelhada, todas contornadas por rochas do tipo "mil folhas" e/ou vegetação nativa. Enfim, é impossível que nenhuma delas te agrade! De fato, Búzios conta com uma natureza exuberante. Continue no post para saber mais sobre a Praia do Forno.
Búzios: Praia do Forno
A Praia do Forno está entre as minhas preferidas de Búzios. Na verdade, ocupa o meu Top 3, atrás apenas da Ferradurinha e da Foca. Essa pequena enseada é cercada pelas lindas rochas no estilo "mil folhas", por muita vegetação, possui areia avermelhada, água tranquila, cristalina e com uma coloração esverdeada. O ponto negativo é o mesmo de todas as praias dessa região: a água é super gelada — mesmo no verão! Ela fica bem próxima da Praia da Foca, sendo uma excelente opção conhecê-las no mesmo dia. Confira no mapa abaixo:
![]() |
Fonte: www.buziosonline.com.br |
Atenção: não confunda com a Praia do Forno de Arraial do Cabo!
OBS: estivemos em Búzios em março de 2018 e, para minha surpresa, a água da Praia do Forno estava super morninha! Fiquei impressionada, pois sempre li que, em qualquer época do ano, a água é geladíssima — e, de fato, já estive lá outras vezes e pude comprovar isso.
A Praia é de fácil acesso e conta com um estacionamento rotativo amplo. Não há restaurantes ao redor, apenas um pequeno "quiosque", onde também é possível alugar cadeiras e guarda-sol. No entanto, esse serviço nem sempre está disponível, dependendo do dia. A dica é: leve lanches e bebidas, caso queria passar um tempo maior por lá.

Tivemos a oportunidade (e também o azar) de encontrar a Praia do Forno em diferentes situações. Na primeira vez, o mar estava de ressaca, horroroso, com uma coloração marrom. Nessas condições, claro, não dava para eu avaliá-la. Vou colocar uma foto para vocês terem uma noção de como a aparência da água de uma praia pode variar bastante conforme as condições climáticas.
Voltamos outras três vezes e, nessas, ela estava maravilhosa! Sol de 40 ºC, praia vazia, mar calmo, limpo, cristalino e com uma coloração linda. Sempre bato na mesma tecla: fatores como Sol, Lua, vento e chuva influenciam drasticamente na cor e no aspecto da água do mar. Antes de questionarem se aquela cor linda da foto é photoshop, levem em consideração esses fatores naturais! A praia do Forno não está entre as mais frequentadas de Búzios, mas, durante o verão e em feriados, a chance de encontrá-la cheia é grande.
OBS: acredito que todas as praias de Búzios contam com estacionamento rotativo — pelo menos, todas que frequentamos tinham a Zona Azul. A partir das 10h, você paga R$ 3,50 por hora e, durante esse período, pode estacionar onde quiser. Algumas vagas são numeradas, mas, segundo um fiscal, você pode mudar de vaga enquanto seu bilhete estiver ativo. O pagamento pode ser feito pelo celular, através do aplicativo (pagamento com cartão), ou diretamente com os fiscais que circulam pelas ruas (pagamento em dinheiro). Dá para ir renovando o tempo quanto quiser. Nós, por exemplo, chegamos a ficar cerca de 5 horas na mesma vaga. Li que o tempo máximo permitido na mesma vaga é de 6 horas, mas não tenho certeza. A cobrança do estacionamento vai até meia-noite e só retorna às 10h do dia seguinte.
Nas áreas sem a Zona Azul, você não é obrigado a pagar para estacionar. No entanto, alguns flanelinhas se aproveitam dos turistas, cobrando até R$ 20,00 pela vaga — fique esperto!
Acesse o post com o meu Top 8 de Búzios aqui.
Confira um breve vídeo sobre a Praia o Forno:
É isso, gente! Me conta: você já esteve em Búzios? O que achou das praias? Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!
See you later!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.