"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Búzios: o mar azul da Praia da Foca


Oie, gente!

Continuando com as postagens sobre Búzios, hoje eu trago a Praia da Foca, meu xodó por lá. Na última vez que estive nela, em março de 2018, a água estava super azul, com aquele tom caribenho. Só não está em 1º lugar do meu Top 3 porque as rochas da Praia da Ferradurinha são as minhas preferidas. 

Búzios é um destino bem peculiar. Suas 23 praias possuem recortes únicos, e cada uma tem a sua particularidade: seja pela areia avermelhada, seja pelo mar verdinho ou azul, com ou sem ondas; seja pela vegetação ao redor ou pelas maravilhosas rochas estilo "mil folhas". As rochas de Búzios passaram por um processo chamado foliação, que consiste na recristalização de minerais sob pressões e temperaturas muito altas, formando um cenário maravilhoso e diferenciado.

Rio de Janeiro

OBS: SEMPRE vou bater na mesma tecla: a coloração da água do mar é influenciada por diversos fatores, como chuva, fase da Lua, ventos, entre outros. Já estive na Praia da Foca em dias de ressaca e o cenário era completamente diferente — a água estava horrorosa! Também já estive lá em um dia lindo de sol, mas a coloração da água não estava tão bonita. Já na foto abaixo, a água estava linda, porém com muita espuma de sujeira.

Rio de Janeiro

A Praia da Foca fica um pouco escondida, por isso não é conhecida por todos. Ela está localizada logo após a Praia do Forno, a aproximadamente 800 metros de distância. Para acessá-la, é preciso percorrer uma pequena trilha em meio à mata — trilha super tranquila. Confira nas fotos abaixo:




A Praia é dividida em duas partes. Após a pequena trilha, o cenário é cercado por rochas e várias piscininhas naturais:






Para acessar a outra parte, basta caminhar para o lado direito (de frente para o mar), pois a parte mais bonita está após o paredão de rochas:





Rio de Janeiro

O mar, nessa área, é bem agitado e acaba sendo perigoso.


Confira um breve resumo da Praia da Foca no vídeo abaixo:


See you later!
Lana Coli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.