"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

San andrés: Ilhas Acuario e Haynes Cay - Caribe Colombiano

Oie, gente!

Continuando com as postagens sobre San Andrés, hoje venho falar sobre El Acuario. Também conhecido como Rose Cay (pronuncia-se "ki"), trata-se de um banco de areia em alto-mar, cercado por uma barreira de corais e com uma beleza ímpar. A informação que recebi é que, há alguns anos, esse banco de areia era maior, mas, com a força dos ventos, vem sendo reduzido. Continue no post para saber mais sobre esse lugar incrível!


OBS: o ideal para ver esse mar maravilhoso, com 50 tons entre azul e verde, é ir em uma época sem chuvas e com sol intenso.


Sempre tento programar a viagem para os melhores meses daquela região, pois EU não arriscaria viajar para o Caribe na época de chuvas. Minha intenção é sempre tentar ver o lugar com o máximo de sua beleza. Claro que pode acontecer de chover fora da época comum, mas a probabilidade é muito menor. 

Pode ser que o mês da sua viagem não seja o melhor para o destino que escolheu, mas vá preparado caso não seja como imaginou.


DICA: para não enjoar no trajeto de barco, te aconselho a comprar o MAREOL — um remédio para enjoo que não provoca sono e custa cerca de COP $ 2 mil com 3 comprimidos. O percurso de barco pode variar entre 15 e 30 minutos, dependendo do destino.
Geralmente, o passeio para o Acuario é feito em conjunto com Johnny Cay, mas não aconselho esse tipo de passeio. Nossa intenção era ficar o dia todo no Acuario, mas nos informaram que não era possível permanecer por mais de 1h30 lá. Ou seja, independentemente de comprarmos o passeio para o Acuario sozinho ou no combo com Johnny Cay, o tempo de permanência no Acuario seria o mesmo. Acabamos fazendo o passeio que incluía as duas ilhotas juntas, mesmo contra a minha vontade, pois eu já havia lido que não valia a pena. Seguimos para o Acuario às 10h, e o percurso durou cerca de 20 minutos. Lá permanecemos por apenas 1h30! Esse tempo é péssimo.


San Andrés: Sobre o Passeio Acuario + Johnny Cay


Acuario: assim que todos descem da embarcação, o barqueiro nos reúne em um dos quiosques para dar instruções e oferecer alguns serviços, como o passeio em um barco com fundo de vidro (não tivemos interesse, pois preferimos fazer snorkeling e já tinha lido que não valia a pena), aluguel de armários, venda ou aluguel de snorkel, sapatilhas, entre outros. Pagamos COP $ 5 mil para guardar a bolsa e fomos explorar esse paraíso. São vários armários, mas nem todos possuem chave. Nós não recebemos nenhuma, apenas nos informaram o número do armário... e você confia e pronto.


DICA: compre a sapatilha de mergulho assim que chegar em San Andrés. Além dos inúmeros ouriços (inclusive brancos, que se camuflam na areia) e das pedras no fundo do mar, você perde tempo e acaba pagando um pouco mais caro se deixar para comprar na hora.

O Acuario, no primeiro dia, assim que chegamos: LOTADO!

Minha primeira impressão do Acuario foi de desespero! A ilha é bem pequena e fica LOTADA, principalmente no local considerado como o "aquário natural", onde está a maioria dos peixes, pois todos querem fazer snorkeling exatamente no mesmo lugar. A maioria dos turistas se concentra nesse ponto, deixando o local praticamente intransitável. Olhem na foto abaixo a quantidade de pessoas se preparando para entrar na água.


Apesar de ser uma ilha paradisíaca e cercada por corais, a falta de cuidado é decepcionante. Não existe nenhum controle sobre a quantidade de turistas que desembarca diariamente no Acuario. É tanta gente pisoteando os corais que quase não há mais corais vivos, e a variedade de peixes é pequena. Eu curti muito o snorkeling, mas, para um lugar ser considerado um "aquário natural", ele deveria abrigar uma infinidade de peixes. É uma pena, pois, com o passar dos anos, a vida marinha tende a diminuir ainda mais, principalmente se nenhuma medida de preservação for tomada.


Mesmo diante dessa triste realidade, uma coisa é certa: Deus é perfeito em TODAS as suas criações. Que lugar surreal! A cor da água varia o tempo todo e eu fiquei completamente deslumbrada. Só não sei se essa água é sempre maravilhosa assim ou se tivemos sorte, pois visitamos em uma das melhores épocas. 

A cor e a transparência da água dependem de vários fatores, incluindo a falta de chuva, pouco vento, a intensidade da luz solar, entre outros.




Quando deu 12h em PONTO, o barqueiro saiu pela ilha com um megafone avisando que a embarcação "x" estava partindo. É importante guardar o nome da sua embarcação! Confesso que saí de lá triste, pois queria ficar mais tempo e não me conformava em não poder.

Seguimos para Johnny Cay e lá permanecemos por aproximadamente 3h30. 

- Acesse o post sobre a ilhota Johnny Cay aqui

- Confira o trajeto de barco para as ilhotas Acuario e Johnny Cay aqui


A água brilha de tão cristalina. Muito amor!

OBS: nenhum passeio precisa ser agendado antes de chegar a San Andrés — nem mesmo para Cayo Bolívar. Todos podem ser contratados diretamente na ilha, inclusive a maioria pode ser comprada na hora, como é o caso do Acuario e Johnny Cay.


No dia seguinte, continuei procurando um passeio para o Acuario com maior tempo de duração e descobri a Tonino's Marine.




Ao passear pela orla, o tempo todo você é abordado por alguém oferecendo aluguel de veículos ou algum tipo de passeio. Foi um desses rapazes que me indicou Tonino's Marine (ao lado da Marina Portofino e do restaurante La Regatta). 

Pagamos COP $ 15 mil cada e pude escolher entre retornar às 12h, 13h ou 15h. Claro que escolhi o horário das 15h.






San Andrés: de volta ao Acuario


Nossa segunda vez no Acuario nem se comparou com a primeira. De início, a ilha fica sempre cheia, pois muitas embarcações chegam juntas. Entretanto, a maioria se concentra em um ou dois pontos do Acuario, e você consegue optar por ir para o lado menos muvucado, já que terá tempo depois para explorar com calma os lugares que estão mais cheios.




DICA: o segredo do Acuario é permanecer por mais 2 ou 3 horas (ou o quanto quiser) após o horário das 12h, pois é nesse momento que muitas embarcações partem para Johnny Cay, deixando o cenário no Acuario completamente diferente. Como quase todos os turistas fazem o combo Acuario + Johnny Cay, a quantidade de pessoas reduz consideravelmente, e você consegue perceber que a ilha é ainda mais linda sem aquela muvuca toda.





Além do Acuario, há a também a Haynes Cay: uma ilhota bem ao lado, cuja travessia é feita com a água na altura da cintura e não demora nem 5 minutos. Não dá para deixar de conhecê-la! Assim que descemos do barco, demos a volta pelo Acuario e partimos para Haynes Cay, pois era o lugar com menos gente naquele momento. 



San Andrés: sobre Haynes Cay


Haynes Cay também é linda (nenhuma novidade, haha!), mas a paisagem é outra: palmeiras adornam a ilhota e garantem sombra, o que não existe no Acuario. Sombra no Acuario só nas pequenas áreas dos quiosques.




DICA: assim que chegar ao Acuario, vá logo conhecer Haynes Cay. Ela é bem pequena e, em menos de cinco minutos, você consegue contorná-la. Provavelmente será o lugar mais vazio, pois TODOS vão direto para o "aquário natural" fazer snorkeling. Se quiser, dá para passar um tempo maior por lá e aproveitar para almoçar —
 se tiver mais de 1h30, claro. Há dois restaurantes e li que a comida é gostosa. 

Alimentando os peixinhos.

Ficamos um tempinho em Haynes Cay, fotografamos e depois voltamos para o AcuárioEu deixei para fazer snorkeling após às 12h porque era certo que a ilha ficaria bem vazia. Foi dito e feito! Fiquei mais de uma hora vendo os peixinhos sem quase ninguém por perto para atrapalhar. 






OBS: li que na Cooperativa Multiactiva de Transoportes Marítimos - Cooperative Brother's, localizada na praia Spratt Bight - Peatonal — você tem a opção de voltar do Acuario às 17h. Eu fiquei muito satisfeita com as 5 horas que passamos lá. Ficar mais de cinco horas talvez não seja necessário, a não ser que queira parar para almoçar em Haynes Cay e ficar descansando "de boaça". Outra opção seria fazer o Tour Mantarraya, mas nós não tivemos interesse.

Na minha opinião, fazer Acuario + Johnny Cay só é indicado se você quiser APENAS conhecer e não se importar em ficar pouco tempo no Acuario, pois mesmo que você não perca muito tempo fotografando, fazer snorkeling e atravessar para Haynes Cay deixa tudo super corrido.

Essa escolha vai depender do seu perfil, pois conversei com uma amiga que achou 1h30 no Acuario suficiente, enquanto li em vários lugares inúmeros comentários dizendo que era pouco tempo.





OBS: nos fins de semana, a ilha de San Andrés fica ainda mais cheia, pois muitos colombianos aproveitam as passagens aéreas baratas da companhia low cost Vivacolombia. A dica é visitar o Acuario em um dia de semana.

Confira um breve resumo desse paraíso no vídeo abaixo:



Bom, é isso! Fiquei muito apaixonada pelo Acuario e amei passar o dia todo admirando seus vários tons de azul. Me conte: você já esteve em San Andrés ou pretende conhecer?Qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo! 

See you later!
Lana Coli.


FONTES: sanandresislas.com.co, sanandres-colombia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.