Oie, gente!
No post de hoje eu venho falar sobre a Playa Piskadó e o famoso snorkeling com as tartarugas em Curaçao. Estivemos na ilha em 2015 e, naquela época, éramos os únicos na praia. Não havia mais ninguém — nem tartarugas. Era apenas uma praia de pescadores, sem nenhuma estrutura e frequentada apenas pelos moradores locais. Entretanto, Piskadó ganhou fama nos últimos anos por causa das lindas tartarugas que diariamente marcam presença próximo ao píer, principalmente quando os pescadores retornam com peixes frescos. Continue no post e confira mais uma opção linda para colocar no seu roteiro!
Antes da Playa Piskadó está a Playa Forti, uma praia mais frequentada pelos moradores locais. As duas são separadas por rochas, e é possível avistar uma da outra. Localizadas em Westpunt, a 45 km (aproximadamente 50 minutos de carro) de Willemstad, dá para combiná-las com a Playa Kalki, que fica bem pertinho:são apenas 1,4 km de distância (cerca de 4 minutos de carro). Observe no mapa abaixo alguns pontos de interesse:
LEGENDA:
1 - Willemstad (Punda e Otrobanda);
1 - Willemstad (Punda e Otrobanda);
2 - Hato Aeroporto;
3 - Playas Kenepa Grandi e Kenepa Chiki;
4 - Playas Forti e Piskadó;
5 - Playa Kalki.
3 - Playas Kenepa Grandi e Kenepa Chiki;
4 - Playas Forti e Piskadó;
5 - Playa Kalki.
A Playa Forti possui areia escura e um pouco grosseira, formada principalmente por cascalhos, seixos e pedaços de corais. A primeira visão da praia é por cima, a partir do estacionamento, que acaba funcionando como um mirante. A vista é linda! Não deixe de parar para apreciar e fotografar. Na foto abaixo dá para observar a Playa Piskadó logo após as rochas e, lá no fundo, a Playa Kalki — última praia da ilha.
Playa Piskadó, também chamada de Playa Grandi ou Westpunt Beach, é uma pequena praia de pescadores. Assim como a Playa Forti, a areia também é mais escura e formada por seixos, cascalhos e pedaços de corais. Em 2015, era uma praia frequentada apenas por mergulhadores e pelos locais, principalmente quando os pescadores retornavam com suas embarcações trazendo peixe fresco à venda.
Atualmente, a praia se encontra LOTADA, pois muitos turistas passaram a frequentá-la por causa das tartarugas, que viraram uma das principais atrações em Curaçao. Não sei exatamente quando Piskadó virou o point das tartarugas, mas hoje elas já estão acostumadas com os restos de peixe que os pescadores jogam no mar enquanto os limpam. Em 2015, não vimos nenhuma tartaruga, e mesmo sem a presença delas nós amamos a praia, pois a vista do píer já compensava — com aquela água azul maravilhosa de Curaçao. Hoje, Piskadó conta com aluguel de cadeiras e guarda-sóis, loja de mergulho, banheiro (precisa pagar) e um snack bar simples.
Mesmo que não queria fazer snorkeling, é possível avistar as tartarugas do próprio píer, mas nada se compara à emoção de vê-las de pertinho. A praia ficou tão famosa que existem excursões voltadas para os turistas que chegam pelos navios de cruzeiro que atracam em Curaçao. São grupos grandes, mas geralmente permanecem por cerca de 30 minutos na praia.
ATENÇÃO! Fiquei horrorizada com a quantidade de turista sem noção tentando pegar nas tartarugas. Gente sem o mínimo de consciência ambiental. Por favor, NÃO TOQUEM NAS TARTARUGAS! Há um senhor que fica gritando com os turistas para que não toquem nelas, mas basta pagar que o mesmo senhor ajuda a fazer fotos com elas. Ele usa peixes frescos para atrair as tartarugas até o colo dos turistas. Tudo por dinheiro, tudo por uma foto. Não seja esse tipo de turista! Não compactue com essa prática lamentável.
Através do snorkeling é possível ver várias tartarugas e chegar bem pertinho delas — sem precisar tocar! Confira algumas fotos lindas que tirei dos vídeos enquanto admirava essas lindezas.
Nessa região, além do Rancho El Sobrino Restaurant, também indico o Restaurant Playa Forti. Ele é muito conhecido e tem uma vista privilegiada. Funciona diariamente, das 10h às 18h. Próximo a ele, muitos nativos pulam na água a partir do penhasco, o famoso "Jumping from the cliff". São dez metros de altura e aproximadamente cinco metros de profundidade.
Imagina se hospedar em studios ou apartamentos localizados estrategicamente sobre as rochas e acordar todos os dias com esse azul incrível? Uma opção seria o All West Apartments and Diving. Outra opção é o Blue View Apartments, que faz parte do complexo do Rancho El Sobrino Resort & Restaurant, uma das poucas opções de restaurantes nessa parte da ilha. Funciona diariamente, das 11h30 às 21h.
![]() |
. |
É isso, gente! Me conta se você já esteve em Curaçao e como foi a sua experiência. Para mim, foi um pouco chocante voltar nove anos depois e encontrar a ilha bem cheia — principalmente a Playa Piskadó, que era super vazia e hoje está bem disputada.
Bom, para qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário aqui embaixo!
Lana Coli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.