"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Vamos Falar Sobre a Grécia? Dicas Para Conhecer as Ilhas Gregas!

A inconfundível ilha de Santorini

Oie, gente!

No post de hoje, eu venho falar sobre o lugar que mais amo nesse planeta: a Grécia! Bom, a Grécia é incrivelmente fascinante. É fantástica, encantadora, surpreendente... Posso citar inúmeros adjetivos, mas, na verdade, nenhum será capaz de descrever esse país. É  muito, mas muito amor envolvido! Quando eu falo para as pessoas que a Grécia é o país dos meus sonhos e meu lugar preferido no mundo, que eu gostaria de poder voltar todo ano e que até moraria por lá, surge aquela pergunta: "mas por que a Grécia?". Porque é um país completo — e poucos lugares nesse planeta podem se dar ao luxo disso. A Grécia possui uma das melhores culinárias da vida, museus, ruínas, cidades medievais, uma história riquíssima, festivais, vida noturna agitada e, a cereja do bolo: suas milhares de ilhas surreais. Há opções para todos os gostos, desde praias super badaladas, com beach clubs disputadíssimos, até praias desertas que só são acessíveis por barco ou trilha. Sem falar nas inúmeras cores do mar. Ah... as Ilhas Gregas!


Vamos Falar Sobre a Grécia?!


Mesmo para quem não é fã de história, é impossível ser indiferente ao que a Grécia representa. Trata-se, sem dúvida, de uma das civilizações mais influentes e fascinantes da história da humanidade. Foi na Grécia antiga que surgiram ideias e instituições que moldaram profundamente o mundo ocidental como conhecemos hoje. A democracia, a filosofia, o teatro e os Jogos Olímpicos nasceram ali, assim como importantes avanços nas artes, na arquitetura, na matemática, na medicina e nas ciências em geral. 

Pensadores gregos como Sócrates, Platão e Aristóteles estabeleceram as bases do pensamento crítico, da lógica e da ética, influenciando gerações ao longo do século. Suas ideias continuam a ser estudadas em universidades do mundo todo e ainda fundamentam discussões contemporâneas sobre política, justiça, conhecimento e existência. A mitologia grega, com seu panteão de deuses, heróis e lendas, transcendeu fronteiras e séculos, alimentando a literatura, o teatro, as artes visuais e até o cinema moderno. Quem nunca ouviu falar de Zeus, Atena, Apolo, Afrodite ou Hércules? 

Mas a Grécia não é apenas história. Com milhares de ilhas e um litoral deslumbrante banhado por mares cristalinos, o país também surpreende pelas paisagens naturais, pela hospitalidade e pela deliciosa culinária mediterrânea. É um destino onde ruínas milenares convivem com vilarejos charmosos, e onde cada caminhada entre colunas de mármore ou cada travessia de barco entre as ilhas é, de certa forma, revisitar as origens da nossa própria cultura ocidental.

O maravilhoso Parthenon em Atenas

Fiquei surpresa com alguns questionamentos que venho recebendo — principalmente o fato de que muitas pessoas jamais imaginariam que a Grécia seria um destino incrível para uma viagem dos sonhos, com tantas praias paradisíacas espalhadas por suas ilhas "mágicas". Por isso, este post vai ser um geralzão sobre as ilhas. Quando me perguntaram o que eu ia fazer na Grécia, se lá fazia frio e por que escolher as praias gregas se existe o Caribe, me senti na obrigação de falar um pouquinho sobre esse país pra vocês. Então, se você já conhece e sabe do potencial desse país maravilhoso, pode ser que o post não te interesse.

Este post talvez fique um pouco cansativo, pois vai ser muito texto. Entretanto, se você tem interesse em conhecer a Grécia e entender um pouco sobre a logística das ilhas, ele pode te ajudar. Eu sempre li muito sobre as ilhas, já pesquisei várias fotos das praias e assisti a muitos vídeos no Youtube. Assim, consegui ter uma boa noção do que me agrada e de quais ilhas quero conhecer. Dá trabalho, mas é assim que a gente descobre o nosso próprio roteiro dos sonhos!


Sobre as Ilhas Gregas



Como falei acima, muita gente não faz a menor ideia de que a Grécia tem praias dignas do Caribe ou, melhor ainda, dignas penas da GRÉCIA mesmo. Mais justo assim. São 6 MIL ilhas e ilhotas espalhadas entre o Mar Egeu (Aegean Sea) e o Mar Jônico (Ionian Sea) — ambos fazem parte do Mar Mediterrâneo. Destas 6 mil, "apenas" 227 ilhas são habitadas. O arquipélago grego ocupa 7.500 km do litoral total de 16.000 km do país. Pensa! É muita ilha linda para ser visitada. Algumas já fazem parte do meu roteiro dos sonhos, mas, toda vez que paro para pesquisar sobre as ilhas gregas, uma nova ilha surge na minha lista. "Não sei lidar" é a minha frase para essa tal de Grécia. Estou chegando à conclusão de que preciso de um aninho sabático pelo país para realizar esse sonho — que, cada vez mais, parece não ter fim. 

As Ilhas Gregas estão divididas em 7 grupos, de acordo com a sua localização:

Mapa Ilhas Gregas - Fonte: Dreamstime By Pablo Fernandez Rivera


1. Grécia: Ilhas Cíclades 


Esse é o grupo de ilhas mais famoso do Mar Egeu. São chamadas de Cíclades porque formam um "círculo" ao redor da ilha sagrada de Delos. As ilhas mais famosas e badaladas da Grécia fazem parte desse grupo: Mykonos e SantoriniAs Cíclades se caracterizam pelas casinhas brancas rodeadas por montanhas áridas, ruelas estreitas em formato de labirinto, igrejinhas de cúpula azul e muitas flores Bougainvillea, que ajudam a colorir o cenário. Essa é a imagem clássica de ilha grega que a maioria conhece. 

São 56 ilhas que compõem as Cíclades, mas, normalmente, o roteiro tradicional de quem visita o país inclui apenas as famosas Mykonos e Santorini.

Mykonos (lê-se Míkonos) nunca esteve no meu roteiro. Apesar de não conhecê-la, de tudo que já pesquisei, cheguei à conclusão de que a ilha é o inverso do que a Grécia representa — pelo menos, para mim. Lá é OSTENTAÇÃO, luxo, glamour, agito, badalação e azaração. É um local para ver e ser visto, sem falar que possui os preços mais caros de toda a Grécia. Em um beach club, duas cadeiras com guarda-sol podem custar inacreditáveis 150,00 €! Verdade seja dita: as praias mais bonitas da Grécia não estão em Mykonos. Existem praias bonitas, obviamente, só que a ilha nunca me interessou. Veja bem, isso é muito pessoal — estou apenas relatando a minha opinião e o motivo de não ter Mykonos na minha lista de ilhas gregas dos sonhos.

Agora, sobre Santorini... aaaaah, Santorini! A ilha estava no meu Top 2 da Grécia e estou para te contar que foi o lugar mais espetacular que meus olhos já viram. A ilha é famosa por suas casinhas brancas e igrejinhas de cúpula azul, penduradas nas encostas dos paredões rochosos, mas Santorini vai além, muito além. O formato em meia-lua da ilha e aquela vista da Caldera são algo imponente e completamente singular. É tão surreal que se tornou o meu Top 1 da vida! Ocupando a posição que antes era de Navagio Beach.

Confira aqui o post sobre a espetacular Santorini

Um dos infinitos lugares sensacionais em Santorini

OBS: Santorini também pode ser um destino completamente luxuoso, de glamour e ostentação, assim como Mykonos. Porém, a ilha é mágica! Sua beleza natural coloca no chão qualquer suíte de alguns mil reais a diária! O verdadeiro glamour fica por conta da sua natureza única e imponente, que ostenta uma das paisagens mais incríveis do mundo.

- As principais ilhas maiores que pertencem ao grupo das Cíclades são: 

1) Amorgos, 2) Anafi, 3) Andros, 4) Antiparos, 5) Delos, 6) Folegandros, 7) Ios, 8Kea, 9) Kimolos, 10) Kýthnos, 11) Milos, 12) Mykonos, 13) Naxos, 14) Paros, 15)  Santorini, 16) Serifos, 17) Sikinos, 18) Sifnos, 19) Syros, 20) Tinos.

- As ilhas menores são:

21) Donousa, 22) Iraklia , 23) Koufonissia, 24) Schinousa.


Algumas informações sobre as Cíclades


  • Delos - A Ilha Sagrada de Apolo: segundo a mitologia grega, foi onde o deus Apolo nasceu. Era considerada a "mais sagrada de todas as ilhas" da Grécia antiga.
Hera, esposa de Zeus, ao saber que Leto (um dos diversos casos extraconjugais de Zeus) estava grávida dele, perseguiu Leto com a ajuda da titã Gaia (mãe Terra), fazendo com que ela não encontrasse nenhum lugar na terra para dar à luz. Poseidon, a pedido de seu irmão Zeus, com o impulso do seu tridente, fez emergir do mar a ilha de Delos, onde Gaia não tinha domínio, e Leto encontrou refúgio para dar à luz Apolo (deus do sol) e sua irmã Ártemis (deusa da caça e da lua).

Delos é mundialmente conhecida como um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. Toda a ilha é um sítio arqueológico e, desde 1990, faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCOA ilha possui apenas 3 km² e está localizada bem próxima a Mykonos — são 30 minutos de barco. Por ser um sítio arqueológico, é proibido pernoitar em Delos. O último barco retorna para Mykonos por volta das 19h30 - 20h.


Thirasia, uma das ilhotas que faz parte de Santorini

  • Syros é a ilha mais populosa do grupo e também o centro cultural, comercial e administrativo das Cíclades;
  • Ios e Amorgos foram cenário do filme Le Grand Bleu (1988). Ios com a Praia de Manganari e Amorgos com a Ayia Anna Beach;
  • Antiparos: abriga uma caverna famosa por suas formações de estalagmites e estalactites, onde está a estalagmite mais antiga da Europa;
  • Kea guarda nas suas águas o naufrágio do "Britannic", irmão do Titanic;
  • Kýthnos é um destino para turismo termal, com um moderno centro de spa que possui duas fontes de águas termais;
  • Milos é o local onde foi encontrada a estátua da Vênus de Milo, que representa Afrodite, a deusa do amor e da beleza. A estátua está hoje no Museu do Louvre, em Paris. A ilha também abriga Sarakiniko, a famosa praia de aspecto lunar, e destaca-se por ser  um dos quatro vulcões ativos da Grécia;
  • Mykonos é mundialmente conhecida como um destino luxuoso, mega badalado e gay friendly;
  • Naxos é a maior das Cíclades;
  • Santorini está associada ao mito da cidade perdida de Atlântida. Estudiosos acreditam que a civilização perdida ficava exatamente no local da ilha. Santorini é famosa pelo pôr do sol mais incrível de todos, por ser um vulcão ativo, por suas casinhas brancas penduradas nos paredões rochosos, pelas igrejinhas de cúpula azul, pelo vinho produzido em vinhedos cultivados em solo vulcânico e por sua magnífica Caldera;
  • Sifnos é conhecida como o centro da cerâmica. Seu solo argiloso, combinado ao sol constante, favoreceu o desenvolvimento da arte da cerâmica na ilha.

Conhecendo o vulcão ativo de Santorini

2. Grécia: Ilhas Jônicas


Ah, as Jônicas! Receberam esse nome por estarem localizadas no Mar Jônico e são consideradas as ilhas gregas com maior vegetação, graças ao clima temperado. Se a imagem que você tem das ilhas Gregas é de casinhas brancas e igrejinhas com cúpula azul, talvez nem reconheça as Jônica como parte da Grécia. Aqui, as paisagens são bem verdinhas, com um mar de tonalidade azul fluorescente que dá inveja a qualquer Caribe. São praias com um mar azul fluorescente maravilhoso. 

As Jônicas sofreram forte influência italiana, já que foram dominadas pela Itália em diferentes períodos. Sua localização geográfica facilitou isso: ficam bem próximas ao sul da Itália, coladinhas no famoso "salto da bota". 

No passado, essas ilhas faziam parte da Grécia Central, mas foram severamente afetadas pela atividade sísmica ao longo da grande falha costeira do Mar Jônico. Esse fenômeno explica as lindas praias irregulares cercadas por imensos paredões rochosos — um visual impressionante! Além disso, a mesma falha é responsável pela profundidade extrema dessas águas, que abrigam o ponto mais profundo do Mediterrâneo: 4.406 metros! 

Navagio Beach em Zakynthos (Ilha Jônica)

As ilhas maiores que fazem parte do grupo das Jônicas são:

1) Corfu (Kerkyra)2) Ithaka3) Kefalonia, 4) Kythira 5) Lefkada, 6Paxi (Paxoi), 7) Zakynthos.

Além dessas, há algumas ilhas menores, localizadas próximas a Corfu:

8) Antipaxi (Antipaxoi), 9) Ereikoussa, 10) Kalamos, 11) Kastos, 12) Mathraki, 13) Meganissi, 14) Othoni, 15) Skorpios, 16) Strofades.


Algumas informações sobre as Jônicas


  • Corfu é a ilha mais verde da Grécia, conhecida como a 'Ilha Esmeralda";
  • Ithaka: conhecida como a ilha de Ulisses, o herói da Odisseia de Homero. Foi ele quem idealizou a entrada do exército grego em Troia, através do cavalo de madeira: o lendário "Cavalo de Troia";
  • Kefalônia é a maior das Jônicas e abriga uma das paisagens mais impressionantes da Grécia: a Melissani Cave;
  • Paxos: segundo a mitologia grega, essa ilha seria a ponta mais meridional de Corfu, se Poseidon, o deus dos mares, não a tivesse quebrado com seu tridente para criar um refúgio onde pudesse viver seu amor com Anfitrite;
  • Zakynthos: abriga nada menos que Navagio Beach, considerada várias vezes como a praia mais bonita do mundo!

Confira aqui o post sobre Zakynthos
Confira aqui o post sobre Paxos e Antipaxos

Chegando em Antipaxos, uma das Ilhas Jônicas

3. Grécia: Ilhas do Dodecaneso


O nome Dodecaneso significa "doze" e faz referência às doze ilhas maiores, localizadas no Mar Egeu. Essa é a parte mais ensolarada da Grécia! 

As 12 ilhas maiores são:

1) Astypalea, 2) Chalki (Halki), 3) Kalymnos, 4) Karpathos, 5) Kos, 6) Leros, 7) Lipsi, 8) Nisyros9) Patmos, 10) Rhodes, 11) Symi, 12) Tilos.

Além dessas, existem outras ilhas menores, como:

13) Agathonissi, 14) Gyali, 14) Kasos, 15) Kastellorizo.


Algumas informações sobre as Ilhas do Dodecaneso


  • Astypalea: localizada exatamente onde as ilhas do Dodecaneso encontram as Cíclades, por isso possui muita semelhança com as ilhas Cíclades;
  • Gyali: uma ilha vulcânica formada por espessas camadas de pedra-pomes, que abriga uma fábrica de mineração desse material;
  • Kalymnos: amplamente conhecida como um centro internacional de comércio de esponjas do mar. Além disso, por conta de sua paisagem rochosa íngreme, é considerada um dos principais destinos de escalada do mundo, hospedando o famoso Climbing Festival, um encontro internacional não competitivo que atrai os melhores escaladores do planeta;
  • Kastellorizo: local onde foi gravado o filme "Mediterraneo", vencedor do Oscar em 1991. A ilha também abriga a maior e mais espetacular de todas as cavernas submarinas da Grécia, conhecida mundialmente por sua rica "decoração" de estalactites;
  • Kassos: possui a famosa caverna de estalactites chamada Sellai;
  • Kos: considerada a terra sagrada de Asclépio, o deus da cura na mitologia grega. Foi também o local de nascimento de Hipócrates, o pai da medicina e fundador da primeira escola médica;
  • Nisyros: essa ilha consiste em um vulcão ativo, o mais jovem da Grécia! É um dos poucos vulcões no mundo que pode ser facilmente visitado. Sua erupção mais recente ocorreu em 1888;
  • Patmos: conhecida como a "Jerusalém do Egeu", foi onde o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse. Foi designada como "Ilha Sagrada" pelo Parlamento grego em 1981 e como "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO em 1999;
  • Rhodes: apelidada de "A Ilha do Sol", é considerada a ilha mais ensolarada da Grécia, com mais de 300 dias de sol por ano! É a maior ilha do grupo e a capital do Dodecaneso. Também ficou mundialmente famosa pelo Colosso de Rhodes, uma estátua gigantesca de mais de 30 metros de altura e 70 toneladas, dedicada ao deus do sol, Hélios, considerada uma das 7 Maravilhas do  Mundo Antigo.

Corfu - uma das Ilhas Jônicas.

4. Grécia: Ilhas Espórades


O nome Espórades vem de "espalhados", pois corresponde às ilhas localizadas a noroeste do Mar Egeu, são elas:

1) Alonissos, 2) Skiathos, 3) Skopelos, 4) Skyros.


Algumas informações sobre as Espórades


  • Alonissos: na ilha está localizado o Parque Marinho do Norte do Mar Egeu, um santuário onde espécies raras de focas Monachus monachus vão para se reproduzir. Esta foca é um dos animais mais raros da Europa;
  • Skiathos é a mais conhecida e desenvolvida ilha do grupo, famosa por suas praias e infraestrutura turística;
  • Skópelos: ganhou fama mundial após ter sido um dos cenários principais do filme Mamma Mia.


5. Grécia: Ilhas Argo-Sarônicas


São ilhas espalhadas pelo Golfo Argo-Sarônico, no sul da Grécia, bem próximas de Atenas. Algumas delas são:

1) Aegina, 2) Agistri, 3) Hydra,  4) Methana, 5) Poros, 6) Salamina, 7) Spétses.


Algumas informações sobre as Argo-Sarônicas


  • Aegina: destaca-se pela grande produção de pistaches, muito apreciados em toda a Grécia;
  • Hydra: ficou famosa graças ao filme Boy on a Dolphin, filmado na ilha em 1957, com Sophia Loren no papel principal. Segundo a mitologia grega, a ilha também foi o lar da Hydra de Lerna, o monstro de 9 cabeças que foi morto por Hércules em um de seus doze trabalhos;
  • Methana é uma ilha vulcânica que abriga 32 vulcões! É possível visitar a borda da cratera maior, denominada Polivotis, em uma subida de aproximadamente 25 minutos. A cratera tem 260 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade;
  • Poros: abriga a Floresta do Limão, uma colina com mais de 30.000 limoeiros e laranjeiras, acessível por um rápido trajeto de barco;
  • Spétses: sedia o maior triatlo da Grécia: o Spetsathlon, um festival que acontece em abril e recebe atletas de todo o mundo. A ilha também celebra o Festival Armata, em comemoração à Batalha Naval de 8 de setembro de 1822, um dos confrontos mais importantes da Revolução Grega de 1821. Durante o festival, um modelo de navio é especialmente construído para ser queimado no mar, enquanto uma impressionante queima de fogos encerra a semana festiva.

o lindo Canyon Kourtaliaton em Creta

6. Grécia: Ilhas Nordeste do Mar Egeu


São as ilhas localizadas próximas à costa da Turquia, sendo elas:

1)Agios Efstratios, 2) Chios3) Ikaria4) Inouses, 5) Lesvos, 6) Limnos, 7) Psara, 8) Samos, 9) Samothrace, 10) Tassos.


Algumas informações sobre as Ilhas Nordeste


  • Lesvos: abriga uma impressionante floresta petrificada, formada a aproximadamente  20 milhões de anos devido a uma intensa atividade vulcânica na região;
  • Samos: é conhecida como a Ilha de Hera, esposa e irmã de Zeus. Segundo a mitologia grega, foi em Samos que Hera e Zeus tiveram uma lua de mel que durou 300 ANOS! What???

A espetacular Balos Beach ou Balos Lagoon - Creta

7. Grécia: Ilha de Creta


A maravilhosa Creta não pertence a nenhum grupo específico de ilhas gregas — ela por si só basta. 

  • É a maior das ilhas Gregas e a 5ª maior do Mar Mediterrâneo, com mais de 300 km de extensão de uma ponta à outra! 
  • Administrativamente, a ilha é dividida em quatro prefeituras: Chania, Rethymno, Heraklion e Lasithi;
  • A Ilha de Zeus: segundo a mitologia grega, foi em uma caverna de Creta que a deusa Rhea escondeu o recém-nascido Zeus para protegê-lo de seu pai, Cronos;
  • A Lenda do Minotauro: Creta também é famosa pelo mito do Minotauro, a criatura metade homem, metade touro. O Palácio de Knossos, localizado na ilha, está diretamente ligado a essa lenda: acredita-se que o lendário labirinto onde o Minotauro foi aprisionado tenha sido construído no subsolo desse palácio.
Confira aqui o post sobre Creta


Como Chegar às Ilhas Gregas?


Os ferries funcionam super bem na Grécia e ligam grande parte das ilhas, até porque muitas delas não possuem aeroporto. Entretanto, como as ilhas são dividias em grupos, a ligação por ferry entre um grupo e outro pode não existir. Por exemplo, ir de ferry de uma Cíclade para uma Jônica não é possível. Para fazer esse percurso, somente de avião — e, ainda assim, não há voos diretos, sendo necessária uma escala em Atenas. 

Você consegue se deslocar bem entre grande parte das ilhas do mesmo grupo e também entre algumas ilhas de grupos próximos: há ligação de ferry entre Cíclades e Creta, entre Cíclades e Dodecaneso, e entre Creta e Dodecaneso, por exemplo. Para os demais grupos, a opção é ir a partir de Atenas. Por isso, não é recomendado montar um roteiro com ilhas de vários grupos. O deslocamento acaba sendo mais trabalhoso, o que leva muita gente a fechar sua viagem através de agências, para não arriscar muito, e acabam ficando no tradicional pacote: "Atenas, Santorini e Mykonos". 

Para tentar facilitar a vida de quem prefere montar seu próprio roteiro, sugiro consultar o site 
www.gtp.grNele é possível ver TODOS os itinerários e as empresas correspondentes. São inúmeras empresas com os mais variados trajetos. Esse site ajuda muito na hora de escolher a melhor opção. Algumas empresas não possuem página na internet, mas a maioria possui, e você consegue acessar e comprar online.

Ainda assim, vou destacar algumas empresas de ferry e suas respectivas rotas:

Blue Star Ferries - trajetos entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Dodecaneso e entre as ilhas do Dodecaneso;

Small Cyclades LinesMinoan LinesKimolosFast FerriesAegean Speed Lines - trajetos entre as ilhas Cíclades;


Hellenic Sea Ways - trajetos entre as ilhas Cíclades, entre as ilhas Espórades, entre as ilhas do Nordeste do Mar Egeu e entre as ilhas Argo-Sarônicas;

Golden Star FerriesSeajets - trajetos entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Creta e entre as ilhas Espórades;

Anek Lines - trajetos entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Creta, Cíclades-Dodecaneso, Creta-Dodecaneso e entre as ilhas do Dodecaneso;

Aegean Flying DolphinsAnes Ferries - trajetos entre as ilhas Espórades e entre as ilhas Argo-Sarônicas;

Anek LinesDodekanisos SeawaysManousos Georgios Shipping - trajetos entre as ilhas do Dodecaneso;


Kefalonian LinesIonion Pelagos LinesKamelia LinesIlida DolphinIonian GroupIonian Sea Ferries - trajetos entre as ilhas Jônicas.

OBS: alguns trajetos de ferry podem ser bastante demorados (com mais de 10 horas de navegação), sendo mais aconselhável ir de avião ou pegar um ferry noturno. Tudo vai depender do seu roteiro e da disponibilidade das empresas. Um problema dos ferries é que as empresas estão sempre alterando os horários (alguns deles acabam sendo bem ruins), e elas só divulgam os horários atualizados próximo da temporada, que é o verão. Por isso, não é possível fazer uma programação exata do roteiro com muitos meses de antecedência, até porque a maioria das rotas entre as ilhas gregas só funciona durante essa época, por volta de maio a meados de outubro.


Seitan Limania, Creta. Uma das praias mais famosa da Grécia


Como Chegar a Atenas?



Não existem voos diretos do Brasil para a Grécia, mas, sinceramente, eu não acho isso um problema. As companhias que voam para Atenas (ATH) a partir de SP ou RJ são: Alitalia (com escala em Roma), Ibéria (com escala em Madri), Air France (com escala em Paris), Turkish Airlines (com escala em Istambul), Swiss (com escala em Zurique), Lufthansa (com escala em Frankfurt), Qatar Airways (com escala em Doha), British Airways (com escala em Londres), Emirates (com escala em Dubai), Tap Air Portugal (com escala em Lisboa) e Air Canada (com escala em Toronto). 

Os preços das passagens para Atenas costumam variar entre R$ 3.000,00 e 6.000,00. Em novembro de 2018, eu estava pesquisando passagens para o verão europeu e encontrei uma para Atenas por R$ 2.000,00. Quase tive um treco, confesso! Só que o marido não quis voltar para a Grécia. Why? Dei uma surtada, claro. Kkkkk. Mas acabamos pegando uma promoção para a Espanha e fomos conhecer as maravilhosas ilhas Maiorca e Menorca. Se tiver paciência para acompanhar os preços, dá para encontrar excelentes promoções para viajar entre maio e julho.


E o Continente Grego?


Bom, a Grécia consegue ir além das ilhas e abriga praias lindíssimas em TODOS os cantos. Ainda existem as praias do continente, como na região do Peloponeso, em Tessalônica e em Atenas. Sim, Atenas não é formada apenas por ruínas e história — ela também abriga praias de águas azuis e cristalinas. Durante o trajeto de ônibus que fizemos para conhecer o Templo de Poseidon, no Cabo Sounion, passamos por muitas praias lindas. Fiquei ainda mais apaixonada por Atenas. 

Acredito que deu para entender o motivo de a Grécia ser um destino que merece ser repetido inúmeras vezes, né?! Não tem essa de "não repetir um país", de "colecionar o maior número de países" e blá blá blá! PREGUIÇA! Quando se trata de Grécia, cada viagem rende novas descobertas, com muita história, ruínas, vilarejos charmosos, praias maravilhosas com paisagens de tirar o fôlego e uma culinária sem igual.



Demais informações sobre a Grécia


  • A língua oficial é o grego, porém, nos locais mais turísticos, muitos gregos falam italiano, inglês, francês, espanhol e por aí vai... menos o português! Kkkkk. Entretanto, em lugares menos turísticos, a maioria só fala grego mesmo. Você que lute!
  • O seguro-viagem é obrigatório nos países que fazem parte do Acordo de Schengen, mas nunca nos pediram. A dica é: jamais viaje sem seguro, pois nunca sabemos se vamos precisar, não é mesmo?
  • Me perguntaram sobre o clima. No verão, de junho a setembro, as temperaturas passam facilmente dos 30 °C. Em agosto, considerado o mês mais quente, pode passar dos 45 °C. É calor mesmo, calor de deserto! Na primeira vez, fomos em agosto e minhas narinas ficaram super ressecadas. Tive que comprar soro fisiológico para hidratá-las;
  • Oficialmente, a temporada de verão vai de junho a setembro, mas dá para aproveitar as ilhas de maio a outubro;
  • Ande SEMPRE com uma garrafa grande de água e um lanchinho na bolsa. Além disso: protetor solar, chapéu/boné, hidratante labial e roupas de mangas longas para se proteger do sol;
  • A maioria das marcas de água mineral na Europa é meio salobra, esquisita, com gosto. Eu tive muita dificuldade com o sabor. Estranhei bastante —  parecia que não matava a sede direito. Imagine você morrendo de sede e ter que beber uma água salobra? Tenso. Estive pela terceira vez na Europa e ainda estranhei a maioria das águas minerais que bebi. São poucas marcas que não possuem algum gosto estranho. Me diz aí: alguém mais estranhou o sabor da água (que deveria não ter sabor) na Europa?
  • Durante o verão, na Grécia são 6 horas a mais que no Brasil e o sol se põe por volta das 21h;
  • Nos restaurantes é comum servirem água antes mesmo de trazerem o cardápio. Em muitos lugares, a água é cortesia; já em outros, eles trazem sem você pedir e te cobram no final;
  • Também é comum servirem pão sem você pedir e o valor varia de 0,50 a 1,00 € por pessoa. Você pode recusar e pedir para recolherem, pois, se ficar na mesa, mesmo que não consuma, será cobrado;
  • Em muitos restaurantes, também é comum servirem sobremesa, fruta ou bebida como cortesia após a refeição;
  • A maioria das praias é formada por pedrinhas (seixos e cascalhos), que incomodam bastante. A dica é levar algum calçado para entrar na água. Eu uso aquelas sapatinhas de mergulho de neoprene, que é possível comprar em várias ilhas. Muita gente também recomenda usar papetes ou crocs.

Acho que é só. A logística entre as ilhas pode ser bem complicada caso seu roteiro inclua ilhas de grupos variados. A Grécia, para mim, é mágica! Nunca vou conseguir expressar o quanto sou fascinada por esse país. Me conta: você já esteve na Grécia? Conheceu alguma ilha grega? Deixe nos comentários seu roteiro e sua experiência!

See you later!
Lana Coli.

Fonte: www.greeka.com - www.greece-is.com - www.visitgreece.gr - www.aegeanislands.gr - www.touropia.com - www.guletyacht.net - www.rhodesguide.com.

2 comentários:

  1. Oi, pode indicar alguma ilha próxima a Santorini que vale a pena passar dois dias ? Grata pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem bastante opção entre as Cíclades e o deslocamento é fácil, mas considerando que estará em Santorini e o pouco tempo que terá, uma ilha que vale a pena é Ios. Ela está a ~1 hora de ferry de Santorini.

      Excluir

Oie, seja bem-vindo (a) ao meu blog, Lana Traveler! Fique à vontade para perguntar e deixar suas sugestões. Com carinho, Lana Coli.