Oie, gente!
Hoje venho compartilhar mais um pedacinho do deslumbrante Deserto do Atacama. Esse post é sobre Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, um combo de passeio que revela algumas das paisagens mais espetaculares da região. É, sem dúvida, um dos tours imperdíveis para quem visita o Atacama. Fica a dica: a altitude ultrapassa os 4 MIL metros, então é essencial estar bem aclimatado para evitar o mal da altitude e poder aproveitar cada momento dessa experiência única. Pronto para conhecer esse cenário de tirar o fôlego, repleto de lagoas e vulcões? Então continue no post.
No post inicial sobre o Atacama, já falei sobre a importância de escolher uma boa agência para os passeios. Existem inúmeras opções, mas nós optamos por uma agência renomada e brasileira. Após ler diversas recomendações da Araya, não tivemos dúvidas em fechar nosso roteiro com eles. A experiência foi excelente: vans são confortáveis, motoristas experientes e confiáveis, guias simpáticos e solícitos. Além disso, os grupos são pequenos, com até 10 pessoas por carro, e as refeições são uma delícia. Nós escolhemos os passeios que queríamos fazer e a própria Araya montou o roteiro para otimizar o tempo. Neste post, vou compartilhar os detalhes do tour Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas oferecido pela Araya. Vale lembrar que os passeios podem variar em relação à outras agências, tanto no itinerário quanto nos valores. Nós fizemos a opção full day, que teve cerca de 10 horas de duração, incluindo transporte desde a pousada, guia, café da manhã e almoço. O custo foi de 100 mil CLP, já com as entradas dos parques incluídas.
OBS: O passeio aconteceu no início de abril de 2023.
Deserto do Atacama: Piedras Rojas
Dicas Importantes:
- A altitude do passeio chega a 4200 metros;
- Esteja preparado para mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia. As manhã são super geladas, mas, conforme o dia avança, a temperatura sobe, então vestir-se em camadas (o famoso "efeito cebola") é a melhor estratégia para se adaptar ao clima;
- Para a caminhada, escolhi uma bota de trekking, que me acompanhou em praticamente todos os passeios. No início do passeio, usei um casaco fleece grossinho e uma jaqueta de plumas que esquenta bem. Também usei calça de moletom e um gorro forrado. Ao chegarmos em Piedras Rojas, o clima já estava quente, então tirei os casacos e usei apenas um corta-vento levinho;
- Protetor solar e protetor labial são indispensáveis em qualquer tour pelo deserto. O sol no Atacama é intenso;
- Há banheiros na entrada dos dois parques, então aproveite as paradas.
Nosso dia começou subindo a maravilhosa Cordilheira dos Andes, rumo à nossa primeira parada: a Laguna Tuyacto, onde desfrutamos de um delicioso café da manhã com essa vista incrível. O café da manhã da Araya é super farto, com várias opções: pães frescos da famosa franchuteria, ovos mexidos preparados na hora, guacamole, bolo, frios, geleia, frutas, além de chocolate quente, café e chás. Uma experiência perfeita para recarregar as energias antes de seguir explorando as paisagens impressionantes do Atacama.
Depois, seguimos para Piedras Rojas (ou Pedras Vermelhas), um dos cenários mais impressionantes que já vi. Localizadas no Salar de Talar, também chamado de Salar de Águas Calientes, as Piedras Rojas fascinam com sua coloração avermelhada, resultado da oxidação do ferro. O contraste entre as rochas vermelhas, a lagoa de água azul-clara e o Cerro Medano, com seus tons de cinza ao fundo, cria uma paisagem simplesmente espetacular! Essa parte do tour inclui aproximadamente 1 hora de caminhada (cerca de 30 minutos para ir e mais 30 para voltar). Por ser um passeio em altitude elevada, é essencial manter-se bem hidratado para evitar o temido mal de altitude. Além disso, caminhar devagar e respirar profundamente também ajuda na adaptação. Nesse dia, eu me senti super bem, mas minha cunhada acabou passando mal. Felizmente, nosso guia, Max, foi incrível e deu todo o suporte necessário, monitorando constantemente seus batimentos e a oxigenação.
O clima estava simplesmente perfeito: quase sem vento e com a paisagem espelhada, refletindo o céu e o vulcão de forma impressionante. O guia comentou que raramente encontra esse lugar assim, o que tornou nossa experiência ainda mais especial. Ao longo do caminho, a temperatura foi subindo, e eu já havia tirado os casacos de frio e estava apenas com um corta-vento.
Deserto do Atacama: Lagunas Altiplânicas
Na segunda parte do tour, passamos pela famosa "estrada infinita" e fizemos uma pausa para o almoço. O cardápio do dia foi um delicioso salmão acompanhado de batata e quinoa, além de bebidas (refrigerante, água, suco e vinho) e sobremesa.
Almoço servido pela Araya no tour para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. |
Depois, seguimos para as Lagunas Altiplânicas: compostas pelas Lagoa Miscanti e Lagoa Miñiques, com seus respectivos vulcões ao fundo. As lagoas são lindas e ficam bem azuis sob o sol forte, criando um contraste deslumbrante com a paisagem ao redor. O dia estava lindo, mas, ao chegarmos nas Altiplânicas, o tempo virou rapidamente e começou a cair granizo. Por segurança, não ficamos muito tempo no local devido ao risco de descargas elétricas. Normalmente, há uma trilha demarcada para caminhar entre as duas lagoas, mas, por causa do mau tempo, fizemos o percurso de van e descemos apenas por alguns minutos para registrar esse cenário incrível.
Laguna Miscanti - Deserto do Atacama. |
E para encerrar o tour, fizemos a última parada no icônico Trópico de Capricórnio. O local é marcado por um monumento simbólico que indica a linha imaginária que divide a Terra e marca o início da zona tropical. Estar ali, em um dos paralelos mais importantes do planeta, no meio do deserto, é uma experiência única.
Trópico de Capricórnio - Deserto do Atacama. |
É isso, gente! O Deserto do Atacama é um destino incrível, repleto de paisagens surreais e experiências inesquecíveis. Me diz se você tem vontade de conhecer ou se já esteve por lá. Se tiver dúvidas, sugestões ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário abaixo.
See you later!
Lana Cole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar sugestões. Com carinho, Lana Cole.